VIAGEM EM GRUPO
20 Refeições
Embarque numa fascinante viagem pela Ásia Central, onde história, cultura e paisagens impressionantes se entrelaçam. Desde Ashgabat, a capital do Turquemenistão, com os seus grandiosos monumentos e mesquitas, explore as ruínas de Nisa e de Kunya Urgench, ambas Património da Humanidade pela UNESCO. Prosseguimos em direção ao Mar de Aral, onde poderá testemunhar o impacto de uma das maiores catástrofes ambientais de sempre, com visita ao Cemitério dos Navios e às aldeias piscatórias abandonadas, hoje relíquias do passado. No Cazaquistão, vivencie o contraste entre o vibrante epicentro cultural de Almaty, as maravilhas naturais do desfiladeiro de Medeo e a moderna capital Nur-Sultan, uma cidade onde a arquitetura futurista e a tradição convivem em harmonia. Prepare-se para uma experiência inesquecível, num roteiro que oferece uma perspetiva única sobre uma das regiões mais intrigantes do mundo.
OUTRAS DATAS: 28 de setembro a 9 de outubro de 2025
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Em horário a combinar, comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo regular com destino a Ashgabat, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada de madrugada a Ashgabat, capital e maior cidade do Turquemenistão. Assistência nas formalidades de desembarque e transfer para o hotel. Distribuição dos quartos, check-in e tempo para descanso. Ashgabat é uma cidade relativamente jovem, que se desenvolveu a partir de uma pequena aldeia. Os soldados russos construíram, em 1869, uma fortaleza na montanha e rapidamente os comerciantes e artesãos foram atraídos. Ashgabat permaneceu como parte da Pérsia até 1884, quando passou a pertencer à Rússia Czarista sendo desenvolvida como centro regional devido à sua proximidade da fronteira da Pérsia. No séc. XIX, era vista como uma cidade de estilo europeu. O governo soviético estabelecido em dezembro de 1917 perdeu controlo da cidade durante um ano e quando voltou ao poder, no ano seguinte, renomeou a cidade de Poltoratsk em homenagem a um revolucionário local. O nome original Ashgabat só foi recuperado em 1927, após a criação da República Socialista Soviética do Turquemenistão. A partir desta data, a cidade vivenciou um rápido crescimento e industrialização e foi reconstruída segundo o estilo soviético. Ao final da manhã, início das visitas à cidade com destaque para o Monumento aos Mortos do terramoto de 1948, visita à colossal Mesquita Turkmenbashi, construída entre 2002 e 2004, uma das cinco mesquitas com maior capacidade no mundo. Foi mandada construir por Saparmurat Niyazov, o primeiro presidente do Turquemenistão, na cidade onde se estabeleceu, preparando um túmulo para recebê-lo após o seu falecimento. Visita à Mesquita Ertogrul Gazy, inaugurada em 1998 e construída em honra de Ertogrul Gazi, pai de Osman I, o criador do império Otomano. Continuação para o Parque da Independência onde podemos encontrar vários monumentos que simbolizam um Turquemenistão moderno. Entre eles podemos encontrar o livro Ruhnama, o monumento dedicado ao quinto ano da Independência e ainda o monumento que simboliza os dez anos de independência. Prosseguimento para o Monumento da Neutralidade, símbolo da neutralidade do Turquemenistão perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas em dezembro de 1993. Esta cidade é ainda famosa por ser o local onde foi construída a primeira estátua em ouro, que segue o movimento do sol ao longo do dia. Continuação para o Museu Nacional onde veremos com a maior coleção de artefactos descobertos durante as escavações no Turquemenistão incluindo o marfim de rinoceronte encontrado em Nisa e ainda uma coleção de joias denominada “chuva de prata”. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento no Hotel Sport Ashgabat 4* ou similar.
Parque da Independência, Ashgabat, Turquemenistão
Saída para as ruínas de Nisa, antiga cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, nas montanhas de Kopetdag. A cidade foi destruída por um forte terramoto na primeira década a.C. e as escavações aqui realizadas revelaram edifícios importantes como mausoléus e santuários. Visita ao complexo memorial Halk Hakydasy, um complexo memorial em honra dos mortos na Batalha de Geok Tepe em 1881, na II Guerra Mundial e no terramoto de Ashgabat em 1948. Visita ao Museu do Tapete que contém uma rica coleção de tapetes do Turquemenistão com mais de 20 séculos. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.
Nisa, Património da Humanidade pela UNESCO, montanhas de Kopetdag.
Transfer ao aeroporto para embarque no voo regular com destino a Dashoguz. Assistência nas formalidades de desembarque e continuação para Kunya Urgench na margem esquerda do rio Daria. Permanece deserta com ruínas da antiga capital do Império Khorezm destruída pelo exército da Mongólia. A integridade de Kunya Urgench como local arqueológico resulta da sua condição histórica, tendo sido abandonada por mais de três séculos, sendo depois usada como um cemitério. Aqui é possível observar a torre de mesquita mais alta da Ásia Central, com 62 metros de altura e ainda toda uma variedade de mausoléus do período mongol. Almoço. Saída para o Uzbequistão, cruzando a fronteira terrestre de Nukus. Chegada a Nukus, localizado no deserto de Karakum, perto do quase extinto Mar de Aral, e que enfrenta desafios significativos com a desertificação e o impacto ambiental do recuo das águas. Jantar. Alojamento no Pana Hotel ou similar.
Partida em direção ao Mar de Aral, um corpo d’água localizado entre o Uzbequistão e o Cazaquistão. Na década de 1950, o Mar de Aral recebia um grande volume de água anualmente dos rios Syr-Darya e Amu-Darya, cobrindo uma vasta área com águas límpidas e sustentando uma próspera indústria pesqueira. No entanto, a decisão da URSS de expandir a produção de algodão resultou no desvio excessivo de água desses rios para irrigação, e como consequência, na década de 1980, o fluxo de água para o Mar de Aral diminuiu drasticamente, causando uma redução significativa no nível do mar entre 1966 e 1993. Os principais portos pesqueiros, Aralsk e Moynaq, foram abandonados, e a população que dependia da pesca foi severamente afetada. Durante o percurso, observaremos o antigo leito do Mar de Aral e o planalto rochoso de Ustyurt, uma paisagem desoladora que oferece uma visão impactante da futilidade das tentativas do homem para subjugar a natureza. Ao chegar à cidade de Moynaq, uma antiga cidade portuária, visita ao Cemitério dos Navios, onde os cascos enferrujados dos barcos de pesca encalhados estão espalhados pela paisagem árida, proporcionando uma visão marcante da devastação ambiental. Continuação para o museu local do Mar de Aral, onde aprenderemos mais sobre a história do mar e a tragédia ecológica que ocorreu. O museu oferece uma oportunidade de compreender melhor o impacto das decisões políticas e económicas na região. Almoço durante o percurso. Jantar. Alojamento em tendas típicas no Yurt Camp** ou similar.
** A dormida no acampamento Yurt Camp ou similar, será feita em tendas (yurtas) múltiplas e com casas de banho partilhadas.
Oportunidade para assistir a um fantástico nascer do sol (sujeito às condições climatéricas) sobre o Mar de Aral. Uma experiência inesquecível, que proporciona uma vista panorâmica sobre o deserto e o mar. Partida em direção ao Planalto de Ustyurt para visita ao Kurgancha-Kala, um monumento histórico raro, construído nos séculos XII e XIII. Esta cidadela de pedra situa-se numa das saliências médias do planalto de Ustyurt, descendo gradualmente em direção à costa do Mar de Aral. Em tempos, serviu como posto fronteiriço na fronteira norte de Khorezm e, possivelmente, como o último caravançarai para os mercadores que se atreviam a atravessar o árido planalto. Continuação para a Aldeia de Kubla Ustyrt, construída em 1964 ao longo da rota de um gasoduto. Possibilidade de conviver com os habitantes e provar o leite de camelo – Shubat. Continuação para a aldeia piscatória abandonada Cabo Urga. Há mais de meio século, fazia parte do lago Sudoche. Atualmente, é a reserva natural “Sudoche-Akpetki”. É também conhecida como a povoação abandonada dos russos e polacos que foram reprimidos durante o regime de Estaline. Visita ao Complexo Arquitetónico de Mizdakhan, um importante património histórico, que inclui Mausoléu Mazlumkhan sulu e Shamun Nabi, bem como o forte Gyaur Kala. Almoço entre as visitas. Regresso a Nukus. Jantar. Alojamento no Pana Hotel ou similar.
Em horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Almaty, antiga capital do Cazaquistão, considerada atualmente o epicentro cultural e comercial do país. Almoço. Início das visitas a Almaty, com destaque para o Museu Estatal Central, um dos maiores da Ásia Central, que alberga um vasto espólio do património cultural e religioso do Cazaquistão. Continuação para a colina de Kok-Tobe, que oferece uma panorâmica única sobre a cidade e cujo percurso em teleférico permite conhecer, do alto, algumas das zonas mais antigas de Almaty e os pomares cultivados entre a cidade e as montanhas. Jantar. Alojamento no Hotel Rixos Almaty 5* ou similar.
Continuação das visitas a Almaty com destaque para o Parque dos Guardas de Panfilov 28, assim chamado em honra aos 28 heróis que morreram em serviço na Grande Guerra Patriótica e para a Catedral da Ascensão, uma igreja ortodoxa, feita em madeira, com 56 metros de altura. Visita ao Museu dos Instrumentos Musicais, onde estão reunidos instrumentos musicais de todas as regiões do Cazaquistão, bem como dos países que integram a Comunidade dos Estados Independentes (organização que integra as 11 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética). Para sentir o verdadeiro espírito da cidade, a sua atmosfera, sabores e cores, visita ao Bazar Verde, o principal mercado da cidade. Possibilidade de degustação de iguarias típicas, incluindo leite de égua e de camelo. Almoço. Continuação para o desfiladeiro de Medeo, a pista de patinagem, situada no ponto mais alto do mundo. Passeio de teleférico, com um percurso total de 6.200 metros, até a estação de esqui de Shymbulak, situada no pitoresco vale de Trans-Ili Alatau, a uma altitude de 2.200 metros acima do nível do mar, com glaciares no topo. Continuação de teleférico até o Pico Talgar, a 3.200 metros de altitude. Regresso a Almaty. Jantar. Alojamento.
Catedral da Ascensão, Almaty
Em horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Nur-Sultan, a capital do Cazaquistão, chamada de Astana até 2019. Visita a Nur-Sultan. É uma cidade desenhada de raiz como Brasília ou Camberra, sendo o seu plano diretor da autoria do arquiteto japonês Kisho Kurokawa. Destaque para a belíssima Mesquita Sultão Hazrat, a imponente Igreja Ortodoxa e para o Arco do Triunfo. Continuação para o Palácio da Independência e Palácio da Paz e Reconciliação, construído para receber o Congresso dos Líderes do Mundo e Religiões Tradicionais. A estrutura tem 77 metros de altura e o seu interior acomoda uma sala de ópera com capacidade para mil e quinhentos lugares, um museu cultural, a Universidade Nova da Civilização, uma biblioteca e um centro de investigação dos grupos étnicos do país. Foi concebido para ser um centro global para o entendimento religioso e para a promoção da fé e da igualdade humana. Visita ao Museu Nacional da República do Cazaquistão, um dos mais recentes e maiores museus da Ásia Central, dedicado à herança cultural do país. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento no Hotel Rixos President Astana 5* ou similar.
Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, chamada de Astana até 2019 (créditos: Shutterstock Inc.)
Saída em direção a Alzhir, um Campo de Trabalho para as Mulheres dos Traidores da Pátria. Localizado a cerca de 35 km de Astana, é atualmente um Museu das Vítimas da Repressão de Akmol. Regresso a Nur-Sultan. Almoço. Visita ao Museu Nur-Alem, o museu da energia, legado deixado pela EXPO 2017, com uma arquitetura única em forma de esfera e uma das construções mais sustentáveis do mundo, alimentada apenas a energia solar e eólica. Visita à Tenda da Paz Mangilik El e à Grande Mesquita de Astana, a maior da Ásia Central e uma das dez maiores mesquitas do mundo. Visita ao Centro comercial e de entretenimento Khan Shatyr ou “Marquise Real”, um local dedicado às compras e ao entretenimento. De risco do arquiteto britânico Norman Foster, é a mais alta tenda e estrutura tênsil do mundo, possui 150 metros de altura e uma base elíptica de 200 metros, cobrindo 140.000 m2. Jantar. Alojamento.
Continuação das visitas à capital do Cazaquistão. Visita ao Museu do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão, um museu fundado na sua antiga residência, que oferece uma visão única sobre o papel do presidente Nursultan Nazarbaev na formação de um país soberano e independente. As suas coleções contam com milhares de artigos entre os quais livros, obras de arte, vídeos e fotografias, bem como objetos e documentos pessoais cedidos pelo próprio presidente. Destaque para a Ópera de Astana. Almoço. Visita à Torre Baitarek, símbolo da independência do país. Com uma altura de 97 metros representa 1997, ano da transferência da capital do país para Astana, hoje Nur-Sultan. Jantar e alojamento até à hora do transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada a Portugal. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
• Partida maio: 4.725€
• Partida setembro: 4.825€
SUPLEMENTO Quarto Individual: 600€
SINAL:
• Partida maio: 1.420€
• Partida setembro: 1.450€
O PREÇO INCLUI:
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Ashgabat e Almaty / Porto ou Lisboa em voo regular Turkish Airlines com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (80€);
Porto – Istambul (duração aproximada 04h40)
OU
Lisboa – Istambul (duração aproximada 04h55)
Istambul – Ashgabat (duração aproximada 03h40)
Astana – Istambul (duração aproximada 06h05)
Istambul – Lisboa (duração aproximada 05h05)
OU
Istambul – Porto (duração aproximada 05h00)
• Passagem aérea em classe económica em classe económica Ashgabat / Dashoguz, Nukus / Almaty / Astana com direito a 20kg de bagagem e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (30€*):
Ashgabat / Dashoguz (duração aproximada 00h50)
Nukus – Almaty (duração aproximada 02h10)
Almaty – Astana (duração aproximada 01h10);
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Pensão completa, desde o almoço do 2º dia ao jantar do 11º (10 almoços e 10 jantares);
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos aeroportos de partida (Porto ou Lisboa);
• Guia local falando Espanhol ou Inglês durante todas as visitas;
• Entradas nos monumentos, museus e espetáculos, conforme mencionados no programa;
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Visto de entrada no Turquemenistão (aprox. 89 usd);
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições.
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante:
• Até aos 75 dias antes da partida – 0
• De 74 a 45 dias antes da partida – 30% do custo total da viagem;
• De 44 a 30 dias antes da partida – 50% do custo total da viagem;
• De 29 a 15 dias antes da partida – 75% do custo total da viagem;
• De 14 a 0 dias antes da partida – 100% do custo total da viagem.
Salvaguardam-se as situações cobertas ao abrigo da nossa apólice de seguro de viagem no capítulo Cancelamento Antecipado.
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
*Chamada para a rede fixa nacional