VIAGEM EM GRUPO
29 refeições
ZIMBABUÉ – SWAZILÂNDIA (ESWATINI) – MOÇAMBIQUE – ÁFRICA DO SUL
Travessia ferroviária de 11 noites: Victoria Falls, Hwange National Park, Matopos National Park, Antelope Park, Great Zimbabwe Monument, Limpopo Province, Kapama Reserva & Hoedspruit Endangered Species Centre, Swaziland, Maputo, Kruger National Park, Panorama Route, Pretoria & Soweto.
Localizado num ponto privilegiado do globo, entre os oceanos Atlântico e Índico, o continente africano encerra cenários naturais de cortar o fôlego. Numa viagem com início na incrível Cidade do Cabo, dobraremos o Cabo da Boa Esperança e voaremos até às Cataratas de Vitória, para dar início a uma experiência única, a bordo do comboio Rovos Rail, até Joanesburgo. Pelo caminho, poderá respirar bem de perto o habitat natural de magníficos animais, em safaris nos Parques Nacionais de Hwange, Matopos, Antelope, Kapama e Kruger, conhecidos pela sua diversificada vida selvagem. Destaque ainda para o grande Monumento de Zimbabué, considerado a maior construção pré-colonial a sul das pirâmides do Egito. Outras descobertas surpreendentes nos esperam, tais como a visita à Swazilândia, recentemente renomeada pelo rei Mswati, ou a Maputo. Imbuídos da vontade de mostrar o que de melhor África tem para oferecer, pararemos para observar também o Blyde River Canyon, uma das grandes maravilhas naturais da África do Sul, e descobriremos as cidades de Pretória, Soweto e Joanesburgo. Seguramente a viagem de uma vida, por quatro países repletos de monumentos naturais em estado puro.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Partida frente à nossa agência do Porto, em transporte privativo, em direção ao Aeroporto de Lisboa. Encontro com os passageiros de Lisboa e embarque em voo regular com destino a Cidade do Cabo, via Dubai. Noite a bordo.
Chegada e transfer ao hotel. Alojamento no Hotel Southern Sun V&A Waterfront ou similar.
Visita ao Castelo da Boa Esperança, edifício mais antigo da África do Sul, com a forma de uma estrela de cinco pontas; Casa do Parlamento; e Company’s Gardens, o jardim mais antigo da cidade. Passagem pela Groote kerk, considerada o local religioso mais antigo da África do Sul, e pela Catedral de S. George. Passeio ainda para Greenmarket Store, feira de artesanato local. Almoço. Visita a Bo-Kaap, anteriormente designado por Bairro malaio, onde visitaremos o Museu Bo-Kaap, a casa mais antiga da zona, ainda na sua forma original. Jantar. Alojamento.
Saída para visita ao Parque Nacional de Cape Point, nome dado ao parque que dá acesso ao Cabo da Boa Esperança, também conhecido como o Cabo das Tormentas, dobrado por Bartolomeu Dias em 1488. Visita ao Cape Point, local onde poderemos encontrar o farol utilizado para alertar os navegadores. Continuação pela famosa estrada Chapman’s Peak, uma montanha íngreme de cerca de 593 metros de altitude, considerada uma rota paradisíaca, perfeita para admirar a fauna e flora da Península do Cabo (se a condições de circulação o permitirem). Almoço entre visitas. Continuação para a região Vinícola de Constantia, cujas encostas férteis e clima mediterrânico suave criam as condições perfeitas para a produção de vinho. Visita a uma quinta e prova de vinho. Jantar. Alojamento.
Saída para subida de teleférico à Table Mountain (se as condições climatéricas o permitirem), o ponto de referência mais famoso da África do Sul, do qual beneficiaremos de uma vista privilegiada sobre a cidade circundada pelo mar. Transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino às Cataratas de Vitória, considerada uma das grandes revelações da natureza em todo o Mundo. Chegada e transfer ao hotel. Jantar. Alojamento no A’zambezi River Lodge ou similar.
Crédito imagem: Rovos Rail Tours
Visita às Cataratas de Vitória, classificadas Património da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. São uma das mais importantes atrações do continente africano e uma das mais espetaculares quedas de água do mundo. Observação de quedas de água com mais de 100 metros de altura e 1.500 metros de largura, onde o ambiente e a beleza natural criados pelo milhão de litros em queda por segundo podem ser ouvidos a uma distância de 40 km e observados a 50 km. Ao final da tarde, embarque no comboio Rovos Rail. Partida em direção ao Hwange National Park, em Dete. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Dete. Continuação em direção ao Parque Nacional Hwange, a maior reserva natural do Zimbabué com perto de 1,5 milhões de hectares, para um safari. Aqui podemos observar uma grande diversidade de animais, destacando-se uma prolífica população de leões. Almoço tipo piquenique. Regresso ao comboio e partida em direção ao Parque Nacional de Matopos. Jantar e noite a bordo.
Saída em direção a Matopos (cabeças rapadas), nome dado pelo rei Ndebele, Mzilikazi, que se encontra sepultado nas imediações. É a descrição perfeita para o aspeto das colinas de pedra granítica desta área. O parque é também o local da sepultura de Cecil John Rhodes, colonizador e homem de negócios britânico, personagem essencial no projeto britânico de construção do caminho de ferro que ligaria o Cairo, no Egito, ao Cabo, na África do Sul. Localizada no cume de Malindidzimu, “montanhas dos espíritos benevolentes”, a sua sepultura está marcada no granito sólido e rodeada por um anfiteatro natural de rochas. Visita ainda a uma das grutas locais. Almoço entre visitas. Regresso ao comboio e partida para Dabuka. Jantar e noite a bordo.
Dia completo de visita ao Parque Antelope. Instalado numa zona de savana, o Parque Antelope é uma reserva e um refúgio de tranquilidade. É também a casa do famoso ALERT, programa de conservação de leões. É o primeiro programa a trabalhar com o intuito de reintroduzir as crias dos leões africanos criados em cativeiro no mundo selvagem. Almoço. Regresso ao comboio e saída em direção a Bannockburn. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Bannockburn e continuação para o grande monumento do Zimbabué. Construção impressionante situada a sudeste do planalto central, é considerada a maior construção pré-colonial a sul das pirâmides do Egito. Erguido pelo povo Africano, lugar das fábulas mágicas, como a história das Minas do Rei Salomão, encontra as suas origens nas ruínas de uma antiga cidade construída pelo povo Rozwi. Oportunidade para descobrir como esses povos antigos viviam e exploravam o ouro e prata. Almoço entre visitas. Regresso ao comboio e partida em direção à África do Sul. Jantar e noite a bordo.
Dia a bordo. A província de Limpopo, localizada no extremo norte da África do Sul, faz fronteira com três países: Botswana, Zimbabué e Moçambique. Por esta razão, é também conhecida como a porta de entrada para outros países africanos. Almoço a bordo. Limpopo está dividida em cinco regiões, estrategicamente localizadas de acordo com os habitantes culturais. O Capricórnio é a região central predominante ocupada pelo povo Bapedi. Waterberg é a maior região com a maioria do povo Tswana. Vhembe no extremo norte é dominado por Vhavenda e Vatsonga. A região de Mopani, perto do parque Kruger faz parte de Vatsonga, enquanto a região Sekhukhuni é dominada pelos Bapedi e Ndebele. Limpopo é a única província na África de Sul com mais de dois grupos culturais que permanecem juntos, em harmonia. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Kapama e safari. Situada na província mais a norte do Limpopo, na África do Sul, a movimentada reserva de caça de Kapama é conhecida pela sua fértil e diversificada vida selvagem, albergando mais de 40 espécies diferentes de mamíferos, incluindo os “Big Five” (leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo) e, aproximadamente, 350 espécies de aves. O centro de espécies ameaçadas de Hoedspruit é uma instalação única de vida selvagem africana, com foco na conservação e na sustentabilidade de espécies raras, vulneráveis e ameaçadas. Regresso ao comboio. Almoço a bordo. Saída em direção a Swazilândia. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Essuatíni, antiga Swazilândia e desembarque em Mpaka. A Suazilândia recentemente renomeada Eswatini pelo rei Mswati III, cobre apenas 17.000 m², sendo o segundo menor país de África. Saída para Swazi Candles e oportunidade para conhecer a vibrante gama de produtos artesanais do país. Continuação pelo vale Ezulwini até à aldeia cultural de Mantenga, um museu vivo de antigas tradições que representa o estilo de vida Swazi, dos anos 1800. Com os artefactos tradicionais em exposição, esta aldeia ilustra muitas das facetas do modo de vida Swazi entre eles o social, o económico e o religioso. Almoço entre visitas. Regresso ao comboio e partida em direção a Moçambique. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Maputo, capital de Moçambique. Antiga Lourenço Marques, Maputo é uma cidade colorida que nos aprisiona a alma pela sua cultura, cor e vivacidade. Início das visitas à cidade de Maputo com destaque para as suas largas avenidas revestidas de acácias, rubras e jacarandás. Visita à Catedral e à Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, hoje transformada num Museu Militar. Almoço entre visitas. Regresso à estação, embarque em comboio e saída em direção ao Parque Nacional do Kruger. Jantar. Noite a bordo.
Chegada ao Parque Nacional do Kruger, localizado no extremo nordeste da África do Sul e fazendo fronteira com Moçambique e o Zimbabué. O Parque Nacional do Kruger, o mais antigo e dos maiores parques naturais africanos, é um projeto exemplar da defesa da vida selvagem. Safari fotográfico para observação de várias espécies de animais no seu habitat natural. Destaque para o leão, elefante, búfalo e rinoceronte, assim como impalas, zebras, girafas, hienas, entre muitas outras espécies de mamíferos, aves, répteis e peixes. Almoço. Regresso ao comboio e saída em direção a Nelspruit. Jantar. Noite a bordo.
Dia dedicado a Panorama Route. Começaremos pela Pilgrim´s rest, um monumento vivo à febre do ouro dos fins dos anos 1800. Atualmente, as míticas casas dos mineiros, albergam lojas e restaurantes. Visita a Bourke´s Luck Potholes, uma obra da natureza desenhada pela erosão das águas, formando cavidades profundas cilíndricas. Almoço. Seguimos para Blyde River Canyon, uma das grandes maravilhas naturais da África do Sul. O cenário completamente deslumbrante é marcado por impressionantes muralhas de granito de 800 m de profundidade, serpenteadas pelo rio Blyde. Este é considerado o terceiro maior cânion do mundo, depois do Gran Canyon nos Estados Unidos e Fish Eagle Canyon, na Namíbia. Ao final da tarde regresso ao comboio e continuação para Pretória. Jantar. Noite a bordo.
O comboio percorre a linha do leste em direção a Middelburg, conhecida como a “capital do aço de África”, e à austera região mineira de carvão de eMalahleni. A empresa holandesa de construção ferroviária, NZASM, construiu a linha do leste entre Pretória e Lourenço Marques (Maputo) entre 1893 e 1895. Almoço a bordo. Ao final da tarde, chegada a Pretória, capital administrativa da África do Sul conhecida pelos seus jacarandás. Check-out do comboio e saída em direção ao Hotel. Jantar. Alojamento no Hotel Southern Sun Pretoria 4* ou similar.
Visita a Union Builings desenhada pelo famoso arquiteto colonial inglês Herbert Baker. Os Union Buildings albergam a residência oficial do presidente sul Africano e ministérios. Continuação para o monumento Voortrekker que comemora as aventuras da colonização do interior da África do Sul nos anos 30 do séc. XIX, pelos colonos holandeses.Partida para Soweto, cidade contígua a Joanesburgo, estabelecida em 1963 para juntar, sob uma mesma administração, um conjunto de bairros para negros, uma vez que as leis de Apartheid os proibiam de viver em áreas reservadas a brancos. Panorâmica com destaque para o hospital Chris Hani Baragwanath, o maior do hemisfério sul, e para a rua onde viveu Mandela. Almoço entre visitas. Visita ao memorial de Hector Petersen, um dos primeiros estudantes a fazer frente ao governo de Apartheid. Partida para Joanesburgo e visita à maior cidade da África do Sul, principal núcleo urbano, industrial, comercial e cultural do país, com destaque para a parte antiga. Em horário a combinar localmente transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Dubai. Noite a bordo.
Chegada a Lisboa e continuação, em transfer privativo, para o Porto. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
• Cabine Pullman: 13.695€
• Cabine Deluxe: 16.695€
SUPLEMENTO Quarto individual:
• Cabine Pullman: 4.500€
• Cabine Deluxe: 7.200€
SINAL: 4.100€
O PREÇO INCLUI:
• Transfer privativo Porto / Lisboa / Porto;
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Lisboa / Cidade do Cabo e Joanesburgo / Lisboa em voo regular Emirates, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (500€);
Lisboa – Dubai (duração aproximada 07h50)
Dubai – Cidade do Cabo (duração aproximada 09h40)
Joanesburgo – Dubai (duração aproximada 08h15)
Dubai – Lisboa (duração aproximada 08h10)
• Passagem aérea em classe económica Cidade do Cabo / Victoria Falls em voo regular, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (200€);
• Cidade do Cabo / Cataratas de Vitória (duração aproximada 02h50),
• Visitas e deslocações mencionadas em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Viagem a bordo do comboio Rovos Rail, na categoria escolhida;
• Refeições mencionadas no programa (14 almoços e 15 jantares);
• Água, café e chá a bordo do comboio;
• Guia local falando Português ou Espanhol para as visitas a Cidade do Cabo e Joanesburgo;
• Guia local falando Inglês para as visitas do 6º ao 17º dia (comboio);
• Visitas e entradas mencionadas no programa;
• Visto de entrada no Zimbabué (75 Usd);
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento e interrupção)
Nota: Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos aeroportos de partida (Porto ou Lisboa) estará incluído caso o número de participantes seja superior a 15
O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições;
• Gratificações a bordo do comboio;
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante:
• Até 17 de fevereiro de 2025 – sem gastos de cancelamento;
• De 18 de fevereiro a 91 dias antes da partida – 10% do custo total da viagem;
• De 90 a 61 dias antes da partida – 25% do custo total da viagem;
• De 60 a 31 dias antes da partida – 50% do custo total da viagem;
• De 30 a 0 dias antes da partida – 100% do custo total da viagem.
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
Descrição das Cabines: https://sa-rail.co.za/luxury-trains/rovos-rail/
Deluxe ( Emerald)
As cabines têm aproximadamente 10m2 e incluem ar-condicionado, secretária, arrumação para bagagem, armário, cofre, chaleira, pequena sala de estar e casa de banho privativa.
Pullman (Gold)
As cabines têm aproximadamente 7m2 e incluem ar-condicionado, secretária dobrável, arrumação para bagagem, armário, cofre e casa de banho privativa.
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos locais de partida (Porto ou Lisboa) estará incluído caso o número de participantes seja superior a 15;
• Recomendamos Consulta do Viajante.
• Programa elaborado a 12 de março de 2024
*Chamada para a rede fixa nacional