Com Gonçalo Cadilhe
VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Gonçalo Cadilhe
7 refeições
Uma cortina impenetrável de mitos e silêncio cobre os séculos que medeiam entre a queda do Império Romano (476 d.C.) e o início do segundo milénio, quando o Ocidente descobre que afinal o mundo não acaba no ano mil. O que resta dessa Itália fustigada por invasões bárbaras, pelas pestes e pela fome? Roma é apenas uma aldeia, os Longobardos dominam a maior parte da península, um enclave bizantino mantém a memória formal de um império que, entretanto, fugiu para Oriente. Mas esse período de trevas esconde uma revelação: o encontro de culturas de norte e sul da Europa será a génese do futuro. Durante uma semana visitaremos alguns dos momentos e monumentos mais significativos desta Itália, testemunhos únicos no mundo de um dos períodos menos conhecidos da História.
* Utilizamos a designação “longobardo” para não confundir com “lombardo”, que possui a mesma acepção quando falamos de povos antigos, mas que designa também os actuais habitantes da Lombardia.
A viagem pressupõe a visita a pé de todas as etapas mencionadas no programa. Não iremos caminhar em terrenos difícil nem inclinado, mas esperamos que todos os participantes se sintam em forma para caminhar.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Em horário noturno a combinar, comparência na nossa agência do Porto para transfer privativo terrestre em direção ao Aeroporto de Lisboa (possibilidade de ida de avião no dia anterior, dormida em Lisboa não incluída). Embarque em voo regular com destino a Roma. Depois da chegada a Roma, visitamos um dos mais extraordinários complexos de arte paleocristã de Itália, o mausoléu Santa Costanza e a igreja de Sant’Agnese. Terminamos o dia no centro de Roma com a visita dos mosaicos da capela de San Zenon (séc. IX) e de Santa Maria Maggiore (séc. V). Dormimos em Roma. Jantar e alojamento no Hotel Exe International Palace 4* ou similar.
Roma
Saímos de Roma em direcção ao monte Subiaco, onde S. Bento fundou no séc IV a ordem beneditina, dando origem ao clero regular no Ocidente. Consequência directa das invasões bárbaras, a instituição monástica expandiu-se por toda a Cristandade. Visitamos o mosteiro do Sacro Speco, fundado pelo santo numa gruta a pique numa falésia, uma visão extraordinária e fotogénica; e almoçamos no mosteiro de Santa Scolástica, parte do complexo. Dirigimo-nos a Spoleto, antiga capital do reino longobardo, hoje uma das cidades de média dimensão mais agradáveis da Itália Central. Visitamos a cidade e um lugar Património Unesco ligado à gesta longobarda o templo de Campello sul Clitunno. Dormimos em Spoleto. Jantar. Alojamento no Hotel Albornoz Palace 4* ou similar.
Subiaco
Continuação da visita a Spoleto durante a manhã. Percorrendo o Corredor Bizantino, via segura de ligação entre Ravenna e Roma durante as invasões bárbaras, seguimos por Gubbio, onde teremos tempo livre. Chegamos ao Adriático percorrendo o cenográfico vale do Metauro, e seguimos para Ravenna, onde dormimos. Jantar. Alojamento no Grand Hotel Mattei 4* ou similar.
Gubbio
Passamos o dia em Ravenna, Património Unesco, a capital do Império de Ocidente no século V. Ravenna possui a melhor concentração de monumentos bizantinos do mundo. Um dos pontos máximos da nossa viagem, que visitaremos com pormenor. Jantar. Dormimos em Ravenna.
Ravenna
De manhã visitamos a Abadia de Pomposa, lugar único perdido no delta do Pó e que remonta ao século VII. Durante a tarde navegaremos na Laguna Veneta para conhecermos a ilha de Torcello, embrião e protótipo de Veneza, com um dos complexos bizantinos mais extraordinários do mundo, Património Unesco e que será outro ponto máximo da nossa viagem. Terminamos o dia na praça de San Marcos, com o jantar no centro histórico de Veneza. Dormimos em Mestre. Jantar. Alojamento no Hotel Fourpoints Venice Mestre 4* ou similar.
Torcello
Arrancamos cedo para as ruínas de Aquileia, Património Unesco. Aquileia era uma das maiores e mais importantes cidades do império romano do Ocidente e foi destruída pelos Hunos de Átila em 452 d.C.. Os sobreviventes iriam fundar na lagoa Veneta a aldeia de Torcello, que agora já conhecemos. Visitamos a extraordinária basílica bizantina com o mais extenso pavimento paleocristão do império romano até hoje descoberto na Europa. De tarde seguimos para Cividale del Friuli, um dos lugares mais evocativos da epopeia longobarda, com o extraordinário Templo Longobardo, também ele Património Unesco. Jantar no hotel. Dormimos em Mestre.
Aquileia
De manhã visitamos em Pádua os frescos da capela Scrovegni, obra-prima absoluta de Giotto, que coloca o último prego no caixão da arte bizantina e funda a moderna arte ocidental. De tarde, voo de regresso com destino a Lisboa. Chegada e continuação em transfer privativo para o Porto (possibilidade de regresso de avião no dia seguinte, dormida em Lisboa não incluída). Fim da viagem. Fim da nossa viagem e dos nossos serviços.
Pádua
Fotografias gentilmente cedidas pelo autor Gonçalo Cadilhe.
*Chamada para a rede fixa nacional