VIAGEM EM GRUPO
22 Refeições
Esta é uma segunda incursão pela Indochina, para os viajantes que já se aventuraram no circuito tradicional pelos ex-líbris do Vietname, Laos e Camboja e querem agora percorrer o lado menos conhecido desta incrível região. Iniciamos a viagem no Vietname, subindo pelo imponente Mekong por mercados flutuantes e povoações típicas até à capital do Camboja, Phnom Penh. Daqui, partiremos à descoberta de templos pré-angkorianos classificados como Património da Humanidade até chegarmos ao Laos, para observar ilhas e quedas de água como só aqui se encontram, verdadeiros fenómenos da Natureza, bem como a capital, Vientiane. Haverá ainda oportunidade para visitar os famosos socalcos dos campos de arroz de Sapa, de volta ao Vietname, antes de regressarmos, de coração cheio, de uma viagem aos locais mais puros da Indochina, quase intocados pelo turismo.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo regular com destino a Ho Chi Minh, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada à antiga Saigão, a maior cidade do Vietname, cujo nome foi oficialmente alterado para Ho Chi Minh após a reunificação do Vietname, em 1976. Assistência nas formalidades de desembarque e transfer ao hotel. Jantar. Alojamento no Grand Hotel Saigon 5* ou similar.
Saída em direção ao Delta do Rio Mekong, um dos mais importantes rios do mundo, localizado no Sudeste Asiático. Com mais de 4.000 kms, percorre seis países, transformando-se num delta antes das suas águas encontrarem o Mar da China. Chegada a Cai Be e passeio de barco com passagem pelo famoso Mercado Flutuante, onde os comerciantes manobram as suas embarcações de forma ágil, transferindo fruta, café e até noodles acabados de cozer, de uns barcos para os outros. Continuação para a Ilha Tan Phong, umas das ilhas mais conhecidas do Delta Mekong, famosa pelos seus pomares de frutas e atividades piscícola. Passeio pela ilha, com destaque para as oficinas locais de elaboração de papel de arroz e oportunidade para contemplar a produção de diversos produtos, tais como cestos, sacos, chapéus e carteiras. Almoço. Continuação para Dong Thap para visita à Antiga Casa da família Huynh, intimamente ligada ao romance autobiográfico de Marguerite Duras, “O Amante”, onde relata a sua excêntrica e controversa história de amor com Huynh Thuy, nos anos 30. Esta é a casa do protagonista! Continuação para Can Tho, a maior cidade do delta. Jantar. Alojamento no Hotel TTC Can Tho 4* ou similar.
Visita ao Mercado Flutuante de Cai Rang, o maior do Rio Mekong Delta, que começa às primeiras horas da manhã a sua azáfama, com diversos pequenos barcos carregando e transacionando os seus produtos, desde frescos a artesanato. Continuação para Chau Doc, uma movimentada cidade fronteiriça, que se desenvolve em torno das águas do Mekong e onde muitas pessoas vivem à beira-rio, em casas de palafitas. Almoço. Continuação em barco (viagem de aproximadamente 5 horas), subindo o mítico Mekong, em direção a Phnom Penh, a capital do Camboja. Chegada e transfer ao hotel. Jantar. Alojamento no Hotel Palace Gate 5* ou similar.
Início das visitas à capital do Camboja, Phnom Penh, conhecida como a “Pérola da Ásia”, considerada uma das mais belas cidades da Indochina Francesa. Destaque para o Palácio Real, construído em 1866 pelos franceses depois que o Rei Norodom ter abandonado a capital real de Oudong, levando consigo a corte real para a atual capital, Phnom Penh. Localizado nas margens ocidentais do Rio Tonle Sap e do Rio Mekong, o complexo do palácio apresenta uma impressionante arquitetura Khmer, dividida em 4 compostos principais. Os terrenos do Palácio também abrigam o Pagode de Prata, que recebeu este nome, por ter no seu piso mais de 5.000 ladrilhos de prata, cada um pesando 1 kg. Continuação para o Museu Nacional, onde estão preservadas diversas esculturas, objetos da pré-história e tesouros nacionais e artísticos. Almoço. Visita ao Museu do Genocídio, que traça a história dos Campos da Morte, as torturas e execuções que ocorreram de 1975 a 1979 durante o governo dos Khmers Vermelhos, período negro, mas parte integrante da história do país. Continuação para o Monumento da Independência e visita ao Templo Budista Wat Phnom, o mais antigo da cidade, e que dá nome à capital. Visita ao Mercado Noturno onde poderá sentir a verdadeira essência da comunidade e cultura locais. Jantar. Alojamento.
Saída do centro da capital e visita ao Templo Dourado com destaque para as grandes estátuas de ouro e murais coloridos do chão ao teto, retratando a vida de Buda. Continuação em direção a Kampong Cham, uma pequena cidade nas margens do imponente Mekong, rodeada por verdes campos agrícolas. Nos arredores da cidade, estão espalhados alguns dos templos antigos mais misteriosos e inesquecíveis do Camboja. No percurso, paragem no Mercado Skun, um mercado de insetos, eventualmente a “comida do futuro”, dada a possibilidade de o planeta deixar de ter recursos suficientes para alimentar uma população mundial cada vez maior. Almoço. De tarde, visita a Wat Nokor, um antigo complexo de templos, construídos no período Angkoriano, entre os séculos XI e XIII. A sua importância é devida à arquitetura única, que incorpora elementos de diferentes períodos e estilos arquitetónicos. O templo é uma mistura de influências budistas e hindus, refletindo a rica herança cultural do Camboja ao longo dos séculos. Saída em direção à província de Kampong Thom, atravessada pelo Rio Stung Sem. Chegada e transfer ao hotel. Jantar. Alojamento no Hotel Sambor Village 3* ou similar.
Partida para Sambor Prei Kuk, para visita ao Complexo Monumental Pré-Angkoriano, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2017, abrangendo o período anterior à ascensão e desenvolvimento do Império Khmer. A área do templo principal é constituída por três complexos. O grupo principal, Prasat Sambor, é dedicado a Gambhireshvara, uma das muitas encarnações de Shiva; Prasat Yeay Peau, com o seu portão oriental, tanto sustentado como despedaçado por uma árvore antiga; e Prasat Tao, o maior do complexo, que ostenta excelentes exemplos de escultura sob a forma de dois grandes leões de pedra elaboradamente cobertos. Continuação para Kampong Kdei, para visita à Ponte Spean Praptos, a mais longa ponte em arco de pedra com mísulas do mundo, com mais de vinte arcos estreitos e 87 metros de comprimento. Almoço. De tarde, passeio de barco no Lago Tonle Sap, com passagem através das aldeias flutuantes de Kampong Phluk, que se destaca pelo seu estilo de vida rural, incluindo casas, templos e mercados flutuantes, e de Chong Kneas, onde conseguiremos observar inúmeras construções flutuantes. Desembarque e continuação para Siem Reap. Jantar. Alojamento no Hotel Tara Angkok 4* ou similar.
Saída em direção ao Complexo de Templos de Koh Ker, uma região com muita vegetação e pouco povoada, onde foram encontrados mais de 180 santuários numa área protegida de 81 km2. Visita a uma das ruínas mais fascinantes do Camboja no Templo Prasat Prang, uma pirâmide de 62 metros de largura e 32 de altura. Almoço picnic. Continuação para o Preah Vihear e visita ao complexo sagrado da era Pré-Angkoriana dedicado a Shiva, situado junto a um planalto que domina a planície do Camboja, no limite fronteiriço com o Laos. O espetacular conjunto de templos é composto por vários santuários ligados por um sistema de pavimentos e escadas, ao longo de um eixo de 800 metros de comprimento, e remonta à primeira metade do século XI. Jantar. Alojamento no Hotel Preah Vihear Boutique 3* ou similar.
Manhã de viagem pelas regiões rurais do Camboja, em direção à fronteira de Laos. Este país com uma população étnica diversificada e um rico património cultural influenciado pelo budismo, é conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes e pelos seus templos antigos. Passagem da fronteira e continuação para as Quedas de Água de Khone Phapheng, em pleno Mekong, a maior cascata do Sudeste Asiático, com uma vista impressionante e vegetação exuberante. Almoço entre visitas. Continuação para a Ilha de Khong, onde pernoitaremos. Jantar. Alojamento no Hotel Pon Arena 3* ou similar.
Saída em direção à vila de Ban Nakasang, situada nas margens do rio Mekong, no sul do Laos. Travessia do Mekong para a Ilha de Done Khong. Aqui, em veículos mais pequenos, faremos um pequeno tour pela ilha, destacando-se os campos de arroz, o casario típico, o Mekong, assim como o quotidiano rural desta região. Regresso a Ban Nakasang e partida para o Planalto de Bolaven, região fértil conhecida pelas suas paisagens exuberantes, temperaturas mais frescas e extensas plantações de café. O planalto de Bolaven é também conhecido pelas suas pitorescas quedas de água. O solo fértil da região permite o desenvolvimento de várias culturas, incluindo café, chá, cardamomo e pomares de fruta. Um dos aspetos notáveis deste planalto é o seu papel na indústria do café. O seu clima fresco e o solo vulcânico criam condições favoráveis para o cultivo deste. Almoço entre visitas. Continuação para Pakse. Jantar. Alojamento no Hotel Champasak Grand Hotel 4* ou similar.
Saída para o Templo Wat Phou, construído entre os séc. XI e XIII e reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO desde 2001. O complexo do templo está situado na base da montanha Phou Kao e está alinhado com a montanha sagrada Lingaparvata em Angkor no Camboja, por uma antiga estrada Khmer. O local apresenta um reservatório de água, esculturas complexas, estátuas e uma escadaria de pedra que conduz ao santuário superior, com vista privilegiada da região. Almoço. Regresso a Pakse e continuação para o aeroporto para embarque em voo com destino a Vientiane, a capital do Laos. Chegada e panorâmica pela cidade com destaque para a famosa e sagrada estrutura de That Luang Stupa um importante local de peregrinação associado à história e à cultura do Laos. Acredita-se que a stupa foi originalmente construída no século III, embora tenha passado por várias reconstruções ao longo dos séculos; passagem pela Assembleia Nacional e pelo Monumento Patuxay, conhecido como o “Arco do Triunfo” laosiano. Jantar. Alojamento no Hotel SureStay 4* ou similar.
Continuação das visitas à capital do Laos. A cidade apresenta uma mistura de arquitetura tradicional do Laos com influências coloniais francesas e desenvolvimentos mais modernos. Destaque para o Templo Haw Phra Kaew, construído no século XVI. Inicialmente, abrigava o Buda de Esmeralda, mas a estátua foi transferida para a Tailândia. Desde 1970, o templo funciona como museu, exibindo artefactos religiosos e esculturas budistas. A arquitetura reflete o estilo laosiano, com telhados elaborados. Continuação para o Templo Wat Sisaket, que se distingue por milhares de imagens e estátuas de Buda que revestem as paredes interiores e exteriores do templo. Estas imagens, feitas de vários materiais, como madeira, pedra e bronze, mostram diferentes poses e expressões, criando um ambiente visualmente deslumbrante e culturalmente rico. Em horário a combinar, transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Hanoi. Jantar. Alojamento no Hotel Silk Path 4* ou similar.
Saída em direção a Sapa, situada na parte norte do Vietname, perto da fronteira com a China. Sapa é conhecida pelas suas paisagens de cortar a respiração, pelos campos de arroz em socalcos e pelas vibrantes culturas de minorias étnicas. Almoço. Continuação para o teleférico de Fansipan em Sapa. O Monte Fansipan, também conhecido como “O Telhado da Indochina”, é a montanha mais alta do Vietname, Laos e Camboja. Oportunidade para tirar fotografias incríveis da paisagem. Jantar típico com espetáculo folclore. Alojamento no Hotel BB Sapa Resort & Spa 4* ou similar.
Visita ao Vale de Muong Hoa, com destaque para as aldeias de Lao Chai e Ta Van, conhecidas pelas suas paisagens deslumbrantes, diversidade étnica e oportunidades de imersão cultural, perfeitas para quem procuram uma ligação mais profunda com o património cultural e natural do Vietname. Almoço. Regresso a Sapa e continuação para o aeroporto de Hanoi. Embarque em voo com destino a Portugal, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada a Portugal. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO: 3.995€
SUPLEMENTO Quarto Individual: 775€
SINAL: 1.200€
O PREÇO INCLUI:
• Transfer privativo Porto / Lisboa / Porto;
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Ho Chi Minh e Hanoi / Porto ou Lisboa em voo regular Turkish Airlines com direito a uma peça de bagagem até 30 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (80 €):
Porto – Istambul (duração aproximada 04h40)
OU
Lisboa – Istambul (duração aproximada 04h55)
Istambul – Ho Chi Minh (duração aproximada 09h40)
Hanoi – Istambul (duração aproximada 11h10)
Istambul – Lisboa (duração aproximada 05h15)
OU
Istambul – Porto (duração aproximada 05h05);
• Voos internos em classe económica Pakse / Vientiane / Hanoi com direito a 20kg de bagagem e respetivas taxas de aeroporto, segurança combustível (50 €*):
Pakse – Vientiane (duração aproximada 01h30)
Vientiane – Hanoi (duração aproximada 01h25);
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Pensão completa, desde o jantar do 2º dia ao jantar do 14º, excluindo o almoço do 12º (11 almoços e 12 jantares);
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos locais de partida (Porto ou Lisboa);
• Guia local falando Português ou Espanhol durante todas as visitas;
• Entradas nos monumentos, museus e espetáculos, conforme mencionados no programa;
• Passeios de barco mencionados;
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens III (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições.
• Vistos de entrada no Vietname, Laos e Camboja (aprox. 145 € por pessoa).
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante:
• Até aos 75 dias antes da partida – 0
• De 74 a 45 dias antes da partida – 30% do custo total da viagem;
• De 44 a 30 dias antes da partida – 50% do custo total da viagem;
• De 29 a 15 dias antes da partida – 75% do custo total da viagem;
• De 14 a 0 dias antes da partida – 100% do custo total da viagem.
Salvaguardam-se as situações cobertas ao abrigo da nossa apólice de seguro de viagem no capítulo Cancelamento Antecipado.
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
Os preços acima apresentados destinam-se ao mercado nacional. Somente para cidadãos residentes em Portugal. Para o mercado internacional, por favor contacte-nos ou aos nossos representantes locais.
MERCADO BRASILEIRO
Mala & Cuia
Website: www.malaecuia.com.br
Telefone: (51) 32218666
Email: plv@malaecuia.com.br
*Chamada para a rede fixa nacional