- Início
- Catálogo de Viagens
- Viagens com Autores
- Circuitos à medida
- Sustentabilidade
- Brochuras
- Contactos
VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Vasco Medeiros
«Provavelmente, nenhuma outra personalidade despertará tanto fascínio pela sua natureza complexa, como Leonardo da Vinci. Este aspeto dever-se-á fundamentalmente à sua irrequieta, inquisitiva e insaciável condição. Homem que o historiador Kenneth Clark caracterizou como o «mais incessantemente curioso de todos os tempos», Leonardo incorpora em si o paradigma do Uomo Universale. O próprio caracterizava-se enquanto «disscepolo della sperientia», ou seja, discípulo da experiência ou da experimentação. A ambígua genialidade com que sempre foi caracterizado remete a sua figura histórica para uma discutível esfera quase sobre-humana, alimentada e promovida por recentes estereótipos cinematográficos. No entanto, debaixo desta criação metafísica e transcendente, encontra-se um homem que conheceu o fracasso enquanto condição natural da sua vida, um homem real que, em 1518, no epílogo da sua existência, interrompia subitamente os problemas de geometria a que se dedicava para escrever à margem da folha, «Etcetera, perche la minesstra si freda», ou seja, etc., porque a sopa arrefece… Compreender o homem concreto, que viveu, observou, respirou, vivenciou e amou no seu próprio tempo, contribui também para uma natural compreensão das idiossincrasias da época. O «Renascimento» enquanto alvorada da humanidade com epicentro em Itália, constitui mais um fenómeno historicista forjado no século XIX, do que uma real aferição da história da Europa nos séculos XV e XVI. A caracterização do mundo enquanto machina, cujo poder indagador e racional do homem lhe permitiu desmontar, seccionar e compreender, encontra-se no centro de todas as paradigmáticas transformações que conduziram à revolução científica, e constitui-se enquanto fenómeno transversal Europeu, do norte ao sul, do centro às periferias Atlânticas. Obviamente que Leonardo, enquanto homem, artista e sobretudo observador incansável do seu tempo, não se furtou à chamada, mas encontra-se perfeitamente integrado num panteão de grandes nomes que souberam antecipar, e sobretudo vivenciar, o seu próprio tempo, caso de Leon Battista Alberti, Fillipo Brunelleschi ou Lorenzo Ghiberti. Com efeito, a melhor forma de caracterizar a sua insaciabilidade pelo conhecimento só pode ser definida como um olhar inquisitivo para a natureza. Este olhar representa para Leonardo a quinta-essência da sua humanidade, olhar este que caracteriza no seu Trattato della Pittura com o mais elegíaco encómio: “O olho, que a beleza do universo reflete para os contempladores, é de tal excelência que, quem consente em sua perda, será privado da representação de todas as obras da natureza, cuja visão a alma consola em sua prisão humana; pela graça dos olhos, essa alma representa todas as coisas díspares da natureza”. É, portanto, através do olhar que se relaciona com o mundo, olhar esse, que tudo deseja apreender, do mais universal sentido à mais ínfima partícula do ser humano: «Descrever como se formam e se desfazem as nuvens; o que causa as neblinas e torna o ar espesso; o que é o espirro; o que é o bocejo; a doença; a fome; o sono; a sede… Será precisamente através do olhar, mas apelando igualmente a todos os outros sentidos, que propomos esta viagem pelas geografias físicas e temporais do seu universo pessoal. Propõe-se um itinerário biográfico e vivencial, capaz de subtrair a personalidade do velho mestre à voragem do tempo, integrando-o no amplo contexto histórico que presenciou. Da casa da sua infância, às ruas da Florença do Quattrocento onde cresceu enquanto artista e homem do mundo, culminaremos a nossa peregrinação em Milão, cidade que o acolheu e onde viveu a maior parte da sua vida.»
5 refeições
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Em horário noturno a combinar, comparência no aeroporto do Porto para transfer privativo terrestre em direção ao Aeroporto de Lisboa (possibilidade de ida de avião no dia anterior, dormida em Lisboa não incluída). Embarque em voo regular com destino a Florença. Chegada a Florença, onde após a habitual assistência nas formalidades de desembarque, se procederá a uma primeira contextualização histórica da cidade. De tarde, iniciaremos a visita à Praça do Duomo, a Santa Maria del Fiore e ao Batistério San Giovanni. Foi na porta desta catedral que Filippo Brunelleschi, por volta de 1416, terá exemplificado a descoberta da perspectiva artificialis, componente paradigmática da arte do Renascimento; visita à cúpula do Duomo para a qual o ourives Verrocchio executou o notável orbe, colocado no dia 27 de Maio de 1471, momento presenciado pelo jovem aprendiz Leonardo. Caracterização histórica da cidade, dos seus artistas e dos seus mecenas, em vésperas do nascimento de Leonardo. Anos vivenciados 1416 – 1452. Alojamento no Hotel Ambasciatori 4* ou similar. Jantar. Alojamento.
Iniciaremos o dia com um passeio pela Florença de Leonardo, com passagem obrigatória pela Piazza della Santissima Annunziata, pelo Ospedale di Santa Maria Nuova e pelo Bargello, espaço vivencial do seu pai, Ser Piero. Depois deste pequeno périplo, visitaremos a icónica Piazza della Signoria onde, auxiliados pelos relatos da época, caso do Anónimo Gaddiano ou das famosas Vite de Vasari, analisaremos, para além dos relatos vivenciais da Florença do Cinquecento, o confronto geracional entre Leonardo e Michelangelo. O Pallazo Vechio é o palco do célebre confronto entre Leonardo e Michelangelo na concepção dos célebres murais dedicados às batalhas de Anghiari e de Cascina. De tarde faremos uma visita à mítica Galleria degli Uffizi, onde, para além dos incontornáveis Primavera e Nascimento de Vénus de Bottticelli, poderemos contemplar o célebre Batismo de Cristo de Andrea dell Verrocchio, obra inaugural do jovem aprendiz Leonardo, assim como, a inacabada Adoração dos Reis Magos e a Anunciação de Leonardo. Estas obras motivarão a análise dos seguintes temas: a aprendizagem e o estatuto dos artistas no Quattrocento; a introdução da pintura a óleo em Itália; o método de Leonardo; a ciência perspética e a óptica flamenga; o Trattato della Pittura e a Scientia Pictórica. Anos vivenciados 1466 – 1482 / 1500 – 1506. Jantar. Alojamento.
Iniciaremos o dia com uma viagem até à incontornável Vinci onde visitaremos, em Anchiano, aquela que é considerada a casa natal de Leonardo. No centro do mundo paisagístico que acompanhará Leonardo ao longo da sua vida, caracterizaremos o ano de 1452, o seu enquadramento familiar, assim como as suas primeiras vivências e recordações. Regresso a Vinci pelo caminho verde, onde visitaremos a Igreja de Santa Croce (local de batismo de Leonardo), seguida de visita ao Museo Leonardiano. Aqui teremos contacto com o mítico inventor e o engenheiro militar, características incontornáveis do Uomo Universale renascentista. De regresso a Florença, analisaremos as circunstâncias da partida do jovem Leonardo com o objetivo de ingressar na bottega [oficina] de Andrea del Verrocchio. Almoço livre em Florença. Visita à igreja de Santa Maria Novella, cuja fachada foi alvo de uma notável renovação de Leon Battista Alberti entre 1456 e 1470. Oportunidade única para contemplar a célebre Trindade de Masaccio, obra inaugural da vanguarda perspética Florentina, assim como, de obras de Giotto, Domenico Ghirlandaio, Paolo Uccello, Filippino Lippi e Filippo Brunelleschi. Anos vivenciados 1452 – 1466. Jantar. Alojamento.
IIniciaremos este último dia em Florença com uma paragem obrigatória no Piazzale Michelangelo, espaço privilegiado de contemplação da mítica cidade de Florença. Viagem até à cidade de Bolonha, berço da universidade mais antiga da Europa, fundada em 1088. Foi nesta cidade que decorreu a 15 de Dezembro de 1515 o encontro entre Francisco I, rei de França, e o Papa Leão X, em cuja comitiva viajava Leonardo. Nesta ocasião, Francisco I terá formulado um convite a Leonardo, que este aceitaria alguns meses depois, culminando na sua última viagem até ao distante vale do Loire. Visitaremos a universidade e o seu famoso teatro anatómico, onde poderemos recriar a atmosfera das famosas dissecações de Leonardo. Visita à Basílica de São Petrónio e ao famoso fresco de Giovanni da Modena dedicado à Divina Comédia de Dante. Almoço livre em Bolonha. Partida para Milão. Jantar. Alojamento no Hotel Sina de La Ville 4* ou similar.
Iniciaremos o percurso Milanês com uma visita matinal à Igreja Santa Maria della Grazie, onde contemplaremos a célebre e icónica Última Ceia de Leonardo. Pretexto excelente para analisar os relatos da época sobre os rituais do pintor; a amizade com o matemático Luca Pacioli e a formação da «Academia Leonardi Vinci». Continuação em direção à Piazza del Duomo, onde visitaremos a Catedral. Visita ainda ao Castello Sforzesco, onde analisaremos a célebre carta de apresentação de Leonardo a Ludovico Sforza. No Castello, para além da famosa Sala delle Asse decorada por Leonardo [actualmente em restauro], seremos confrontados com outras surpresas como a Pietá Rondanini, a última obra de Michelangelo. Analisaremos a relação nem sempre pacífica entre Ludovico Sforza e Leonardo, os seus trabalhos na corte; o engenheiro, o músico e o organizador das festas palacianas. Aqui, prestaremos o derradeiro tributo nesta peregrinação à memória do mestre, analisando o percurso de vida decorrido entre 1513 e 1519, desde a sua malograda passagem por Roma até à viagem final, rumo a França, onde, acolhido por Francisco I, viria a falecer em 1519 no Castelo de Clos Lucé, em Amboise. Jantar. Alojamento.
Visita matinal à Biblioteca/Pinacoteca Ambrosiana, onde seremos acolhidos, na sala Federiciana, pelas extraordinárias páginas do Codex Atlantico, testemunho inequívoco da genialidade universal do seu autor. Oportunidade para contemplar igualmente a obra Ritratto di Musico. Após a visita à Biblioteca, continuamos até ao museu del Duomo. Este encontra-se sediado no Palazzo Reale, espaço outrora ocupado pela Corte Vecchia, residência e oficina de Leonardo, onde foi modelado o célebre monumento equestre Sforzesco, assim como, construídos alguns dos seus célebres inventos. Anos vivenciados 1482 – 1499 / 1506 -1513. Tempo livre. Em horário a definir, transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino ao Porto, via Lisboa. Fim da viagem e dos nossos serviços.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
• Partida Porto (ida autocarro / regresso avião): 2.195€
• Partida Lisboa: 2.145€
SUPLEMENTO Quarto individual: 450€
SINAL: 660€
O PREÇO INCLUI:
• Transfer privativo Aeroporto do Porto / Aeroporto de Lisboa;
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Lisboa / Florença e Milão / Porto ou Lisboa, em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (Lisboa / Porto – 75 € // Lisboa – 55€):
Lisboa – Florença (duração aproximada 02h45)
Milão – Lisboa (duração aproximada 02h50)
Lisboa – Porto (duração aproximada 00h55);
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Meia pensão (5 jantares);
• Acompanhamento pelo nosso Autor durante todo o circuito desde Florença e até Milão – Vasco Medeiros;
• Guia local falando Português ou Espanhol durante as visitas a Florença, Bolonha e Milão;
• Entrada em Santa Maria del Fiore, Batistério San Giovanni, Cúpula Duomo, Palazzo Vecchio, Galleria degli Uffizi, Igreja Santa Maria Novella em Florença; Casa Natal de Leonardo, Museu Leonardino e Igreja de Santa Croce em Vinci; Universidade, Teatro Anatómico e Basílica de São Petrónio em Bolonha; Igreja de Santa Maria della Grazie, Biblioteca/Pinacoteca Ambrosiana, Catedral de Milão e Castelo Sforzesco em Milão;
• Taxas de entrada nas cidades italianas;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens I (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
O PREÇO EXCLUI:
** Alojamento em Lisboa (passageiros do Porto que pretendam ir para Lisboa de avião no dia anterior);
• Bebidas às refeições;
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante: Consulte aqui
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
Os preços acima apresentados destinam-se ao mercado nacional. Somente para cidadãos residentes em Portugal. Para o mercado ifnternacional, por favor contacte-nos ou aos nossos representantes locais.
MERCADO BRASILEIRO
Mala & Cuia
Website: www.malaecuia.com.br
Telefone: (51) 32218666
Email: plv@malaecuia.com.br
• Programa elaborado a 29 de agosto de 2024.
Leituras prévias recomendadas:
• Nicholl, Charles. 2006. Leonardo da Vinci: O Voo da mente. Lisboa: Bertrand Editora
• Kemp, Martin. 2005. Leonardo da Vinci. Lisboa: Editorial Presença
• Bérence, Fred. 1984. Leonardo da Vinci. Lisboa: Verbo
• Freud, Sigmund. 1990. Uma Recordação de Infância de Leonardo da Vinci. Lisboa: Círculo de Leitores
De âmbito mais geral:
• Weinberg, Steven. 2015. Explicar o Mundo. Lisboa: Marcador
• Garin, Eugenio. 1991. O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença
• Delumeau, Jean. 1983. A Civilização do Renascimento. Vols. I e II. Lisboa: Estampa
*Chamada para a rede fixa nacional