- Início
- Catálogo de Viagens
- Viagens com Autores
- Circuitos à medida
- Sustentabilidade
- Brochuras
- Contactos
VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Gonçalo Cadilhe
9 refeições
Esta viagem pretende ser uma full imersion no ambiente paisagístico e cultural do sistema montanhoso das Dolomitas, Património Unesco. Dormiremos em hotéis de alta montanha com panoramas extraordinários, alcançaremos com teleféricos o topo de vários cumes que permitem abarcar o infinito, faremos caminhadas acessíveis e fáceis, mas com vistas únicas, visitaremos pequenas cidades e aldeias que conservam tesouros de arte inacreditáveis. E procuraremos os lugares mais adequados para fotografar esse momento fugidio e imprevisível do fim do dia, em que o sol ilumina as falésias descomunais e as pinta com um tom encarnado ─ uma labareda petrificada que dura poucos minutos e que explica plenamente porque as Dolomitas são consideradas as montanhas mais bonitas do mundo.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Após o desembarque, seguimos para Trento, a famosa cidade do Concílio homónimo que lançou a Contra- Reforma e o movimento artístico do barroco. Visita guiada ao centro histórico, à Catedral e ao imponente Castelo do Buon Concilio, onde decorreu o Concílio de Trento. Jantar. Alojamento no Grand Hotel Trento 4* ou similar.
Passamos o dia a explorar a secção ocidental das Dolomitas, cujo epicentro é o grupo de Brenta, considerado pela Unesco Património da Humanidade. Visitamos o Mosteiro de San Romedio, que alcançamos através de um percurso pedestre de uma hora de caminho. O mosteiro de origem medieval encontra-se num espaço natural extraordinário, apoiado numa falésia e rodeado de bosques frondosos. Seguimos para o miradouro de Paganella, um dos momentos imperdíveis para perceber a imensidão do grupo de Brenta. Almoço. Continuamos para Pinzolo para, na Igreja de San Vigilio, observar o inquietante ciclo de frescos tardo-medievais da Danza Macabra, da autoria de Simone Baschenis da Averara, uma obra-prima pouco conhecida do norte de Itália. Regressamos a Trento. Jantar. Alojamento.
Vistamos a estância termal de Merano. Cidade muito antiga, estrategicamente colocada na confluência de quatro vales, ganhou a fisionomia atual na viragem do século XX, com a popularidade das suas termas. Os edifícios art-nouveau e os percursos maravilhosos no meio dos jardins e bosques circundantes recordam a proximidade com o império austro-húngaro. Percorreremos a célebre caminhada Tappeiner e o centro histórico com visita guiada. Almoço. De tarde, visitamos Bolzano, a capital do território autónomo do Alto Adige, de língua e cultura tirolesa. Para além da Catedral e das ruas em arcadas, faremos um momento de reflexão perante a tocante história pré-histórica da múmia de Otzi, no Museu Arqueológico do Alto Adige. Jantar. Alojamento no Hotel Stadt Città 4* ou similar.
Passamos o dia a percorrer uma das estradas mais panorâmicas do mundo, a Grande Strada Dei Dolomiti, com uma etapa em Ortisei e a subida por teleférico ao miradouro do Passo Pordoi, um dos panoramas de montanha mais extraordinários do mundo. Almoço. A Grande Estrada termina em Cortina di Ampezzo, estância de montanha considerada a pérola das Dolomitas pela sua elegância e mundanidade. Jantar. Alojamento no Hotel Cortina 4* ou similar.
Passamos o dia a conhecer o Parque Natural das Dolomitas num percurso circular no nosso autocarro. Depois de vencer o Passo Tre Croci, fazemos etapa no lago di Misurina. Ainda durante a manhã, faremos uma caminhada de 3 kms na base das célebres Tre Cime di Lavaredo, conjunto de três picos que simbolizam a beleza das Dolomitas. A caminhada é fácil e permite paisagens extraordinárias. Seguimos para Dobbiaco, estância oitocentista de repouso amada por Mahler, que aqui passava o verão. No lindíssimo Lago de Braies os mais desportistas entre nós poderão remar num barco, ou apenas desfrutar da sua beleza fotogénica. Regressamos a Cortina di Ampezzo. Jantar. Alojamento.
Começamos o dia com a irrepetível vista panorâmica das Dolomitas a partir de um tour de helicóptero. Durante a tarde faremos um tour de 4×4 que nos permitirá outra forma de aproximação à riqueza natural deste território. Aqui, apanhamos o teleférico para o refúgio Faloria, pendurado como um ninho de águias a 2.120 metros de altitude, onde dormimos. A posição panorâmica, a noite estrelada, a sombra das montanhas em anfiteatro à nossa volta, contribuirão um dos momentos mais inesquecíveis da nossa Romedioviagem. Jantar e dormida no Rifugio Faloria 4*.
** O alojamento no Rifugio Faloria será efetuado em quartos ou camaratas partilhadas, com casa de banho partilhada, no exterior dos mesmos. Caso não pretenda este tipo de alojamento, poderá pernoitar em Cortina di Ampezzo, abdicando da subida ao Monte Faloria. Peça-nos condições.
Descemos do refúgio, voltamos ao mundo normal e seguimos para uma das cidades mais interessantes e ricas de história da região: Belluno, que iremos conhecer com visita guiada. Entre palácios renascentistas, praças arejadas, fontes ricas de detalhes e igrejas barrocas, compreendemos que Belluno se encontra numa posição extraordinária no meio das montanhas. É uma das cidades com melhor qualidade de vida de Itália. De acordo com o horário do voo de regresso, teremos algum tempo livre em Belluno após a visita para as últimas compras. Partida para o aeroporto e regresso a Portugal. Fim da viagem.
*Chamada para a rede fixa nacional