- Início
- Catálogo de Viagens
- Viagens com Autores
- Circuitos à medida
- Sustentabilidade
- Brochuras
- Contactos
VIAGEM EM GRUPO
Tudo incluído | 22 refeições
A Arábia Saudita é o país de maior extensão geográfica na Península Arábica. Ainda que grande parte do seu território esteja coberta por desertos, estes conjugam-se com incríveis oásis, montanhas, planícies e as águas cintilantes do Mar Vermelho e Golfo Pérsico, criando cenários de incomparável beleza natural. O país conta com um conjunto de seis locais Património da Humanidade da UNESCO, cinco dos quais contemplados neste circuito, entre os quais Medain Salih, herança dos Nabateus muitas vezes confundida com Petra, além de uma grande diversidade de locais sagrados e sítios arqueológicos. Esta é uma nação com uma longa e complexa História, que apenas abriu as portas ao mundo turístico em 2019, para dar a conhecer as suas inúmeras maravilhas. O equilíbrio encontrado entre a cultura e a herança do Reino irá transportá-lo(a) a uma magnífica descoberta de sabores e sensações, na qual acreditamos que a hospitalidade do povo saudita, com as suas tradições beduínas, ficará gravada na memória.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo com destino a Jeddah, via Istambul. Chegada à maior e mais cosmopolita cidade da Arábia Saudita, Jeddah, que fascina os seus visitantes pelo misto de antigo e moderno que irão encontrar neste destino. Transfer ao hotel. Alojamento no Hotel Centro Shaheen Jeddah by Rotana 4* ou similar.
Jeddah
A meio da manhã, início das visitas a Jeddah. Porto marítimo de acesso a Meca desde a Antiguidade Pré-Islâmica, Jeddah permaneceu importante através dos séculos devido à sua posição estratégica em relação a essa cidade. Aqui encontramos a Porta de Meca, um importante marco para os peregrinos muçulmanos. Destaque para os pontos de maior interesse da cidade. Visita ao Museu Al Tayibat, o Museu da Civilização Internacional, que alberga uma coleção privada de vários artefactos e manuscritos islâmicos, cerâmica, roupas tradicionais, entre outros. Passeio pela marginal, com passagem pela mesquita de Al Rahma assente em palafitas de betão aramado, que parece flutuar no Mar Vermelho. Almoço entre visitas. Passagem pelo típico Mercado do Peixe. Continuação para o Bairro Al-Balad, coração da velha cidade histórica, classificada pela UNESCO, local do famoso cerco de Gida levado a cabo pelos portugueses em 1517. Jantar. Alojamento.
Porta de Meca, Jeddah
Partida no comboio de alta velocidade, inaugurado em setembro de 2018 pelo Rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz, a 300km/hora, em direção a Medina, a cidade mais sagrada no Islão, depois de Meca, um local de peregrinação para os muçulmanos. Visita exterior da Mesquita de Quba (não acessível aos não muçulmanos) onde, no ano de 622, o profeta e os seus seguidores colocaram a primeira pedra daquela que viria a ser a primeira mesquita da história, embora o edifício atual tenha sido renovado e expandido ao longo dos séculos. Paragem junto à Mesquita do Profeta (não acessível aos não muçulmanos), uma espantosa e luminosa mesquita de dez minaretes, o interior da mesquita é particularmente especial para os muçulmanos, pois acredita-se que o Salão do Profeta (Rawdah) seja um jardim do Paraíso. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento no Hotel InterContinental Dar Al Hijra 4* ou similar.
Medina e a Mesquita do Profeta
Partida para o noroeste da Arábia, atravessando o deserto na direção de Khaybar, local proveniente da atividade vulcânica do deserto e ponto de interceção das antigas rotas comerciais do franco incenso. Almoço (lunch-box). Continuação em direção a Al‘Ula, Património UNESCO. Passeio pelas antigas ruelas de terra batida “Mud Village”. Tempo para apreciar o ambiente desta antiga cidade caravançarai da rota do incenso da arábia Felix. Continuação para a rocha elefante, uma formação rochosa famosa pela sua semelhança com um elefante, que se tornou um dos símbolos da região. Jantar. Alojamento no acampamento de Sahary Al Ula Camp ou similar.
Al‘Ula
Partida para o sítio de Medain Saleh (al-Hijr), classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, onde visitamos quatro núcleos arqueológicos nabateus, 3 dos quais monumentos funerários. Tal como em Petra, estes túmulos monumentais escavados na rocha refletem o estilo eclético da arquitetura dos nabateus, com influências egípcias, mesopotâmicas e helenísticas, reflexo da natureza cosmopolita da sua cultura e dos seus contactos internacionais. Destaque para Al Khuraymat (Qasr Al Bint), com alguns dos túmulos melhor preservados do sítio; os túmulos Al Mahajar (Jabal AlAhmar), dos mais antigos de Medain Saleh; Al Diwan (Jabal Ithlib), onde se localiza Siq, estreita passagem entre a face de duas rochas com 40 metros de largura e um dos símbolos do complexo; e Qasr Farid, o túmulo mais impressionante, por ser um enorme monólito. Destaque ainda para a estação de comboios construída em 1907, composta por 16 edifícios. Almoço. Continuação para a área arqueológica de Dedan, capital do antigo Reino com o mesmo nome, antecessor da atual Al-‘Ula, um reino altamente organizado que desempenhou um papel cultural e económico crucial na região noroeste da península Arábica. Visita à necrópole cujos túmulos são datados aproximadamente do século V a.C, com as famosas esculturas de leões, um exemplo da influência mesopotâmica. Regresso a Al-‘Ula. Jantar. Alojamento.
Qasr Al Bint (Créditos: Shutterstock Inc.)
Saída pra o Vale Ashar. Visita a Maraya, o maior edifício espelhado do mundo, uma estrutura ultramoderna, inaugurada em 2019, com 9.740 m² espelhos que refletem as belíssimas montanhas de arenito esculpidas pelo vento, criando uma ilusão de ausência do próprio edifício. Almoço. Partida para Ha’il. Capital da província com o mesmo nome, a cidade encontra-se localizada na antiga rota do haje, do qual derivava a sua prosperidade, e é a terra natal de Hatim al-Tai, o famoso poeta pré-islâmico da tribo Tayy. Jantar. Alojamento no Hotel Millennium 5* ou similar.
Saída para o oásis de Jubbah, localizado a norte de Ha’il, onde teremos a oportunidade de explorar conjuntos de petróglifos (gravuras rupestres) pré-históricos gravados no afloramento rochoso do Nefud, classificados com a área de Jebel Umm Sanman como Património da Humanidade pela UNESCO. Regresso a Ha’il. Almoço. Panorâmica a Há’il com destaque para o Forte Airif e a Fortaleza Qishlah, em arquitetura tradicional, construída em adobe nos anos 40 do séc. XX pelo governador saudita Abdul-Aziz bin Musa’ad Al Saud. Jantar. Em horário a combinar, transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Riyadh. Chegada à grande capital do Reino da Arábia Saudita, maior e mais importante cidade do país. Alojamento no Hotel Rotana 5* ou similar.
Visita aos pontos de maior interesse da capital saudita, incluindo o Museu Nacional da Arábia Saudita, localizado no Centro Histórico Rei Abdulaziz que inclui o Palácio Murabba, cujo extenso acervo museológico retrata os diferentes períodos arqueológicos e a história da Península Arábica desde a Pré-história até à formação do Reino. O museu inclui ainda uma excelente secção dedicada às origens e ao desenvolvimento do Islão durante a vida do Profeta Maomé e dos seus sucessores, em Meca e Medina. Almoço. Visita à Fortaleza Masmak, anteriormente utilizada como armazém e prisão, hoje é um monumento histórico no centro da cidade (exterior). Passeio no Souk Dira, um mercado com tapeçaria, antiguidades, ouro, roupas e adereços tradicionais. Ao final da tarde, subida ao edifício Kingdom Tower, um arranha-céus situado no centro de Riyadh, com uma altura de 302 metros que proporciona uma excecional vista panorâmica sobre a cidade. A sua característica mais marcante é a ponte de aço e vidro de 300 toneladas que liga as duas torres. Elevadores de alta velocidade levam-nos a 180 Km/h até à ponte do céu localizada no 99º andar, de onde as vistas são impressionantes. Jantar. Alojamento.
Partida para Al-Diriyah, localizada na zona de Wadi Hanifa, a noroeste do centro da cidade de Riyadh. Classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, ainda em restauro. Passeio pelas ruelas desta cidade que possui edifícios históricos alvo de um projeto de conservação, com o objetivo de preservar a frágil arquitetura em adobe e a decoração tradicional (esta visita pode ser condicionada pelos trabalhos de reconstrução em curso). Al-Diriya foi o berço da Família Real Saudita e serviu como capital da primeira dinastia Saudita. Almoço entre visitas. Regresso ao centro de Riyadh. Outrora uma pequena cidade com muralhas de adobe, na encruzilhada de rotas comerciais do deserto da Arábia, Riyadh é hoje um oásis de arranha-céus modernos e grandes avenidas no panorama árido da região circundante. Jantar e alojamento.
Al Diriyah
Saída para Al Hafuf, situada no oásis de Al-Ahsa, o maior oásis do mundo, com mais de 3 milhões de palmeiras, declarado em 2018 Património da Humanidade pela UNESCO. Foi governada pelos Otomanos em duas épocas diferentes, entre o século XVI e XIX até ser conquistada por Abdul Aziz em 1913. Visita com destaque para a Montanha Al Qarah e as suas cavernas, um tesouro arqueológico, histórico e cultural. Almoço. Destaque para o Palácio Ibrahim (exterior), fortaleza do período otomano e antigo quartel turco, e tempo no tradicional mercado Qaisariah, um dos mais famosos do Reino da Arábia Saudita, não só pelas características arquitetónicas, mas também pelo importante papel que desempenha na economia da região. Partida para Dammam, cidade industrial e recente, ligada à exploração do petróleo e à gestão administrativa da indústria petrolífera saudita. Jantar. Alojamento no Hotel Radisson & Apartments Dammam Industrial City 4* ou similar.
Montanha Al Qarah
Visita ao inovador Centro de Cultura Mundial Rei Abdulaziz (ITHRA). Inclui um auditório para concertos e espetáculos, cinema, biblioteca, museu e sala de exposições. ITHRA é a palavra árabe para enriquecimento, tendo este centro o intuito de, usando a ciência, inovação, artes e cultura, inspirar a criatividade e a aspiração pelo conhecimento. Almoço. Continuação para o Bahrain com travessia pela Ponte do rei Fahad, um sistema único de pontes e viadutos, com um comprimento de cerca de 25 kms, ligando Khobar na Arábia Saudita ao arquipélago do Bahrain. Continuação para o centro da capital, a cidade de Manama. Panorâmica à capital de Bahrain, um arquipélago do Golfo Pérsico independente do Reino Unido desde 1971, com destaque para as suas baías e edifícios modernos como o Teatro Nacional. Visita ao Forte do Bahrain, construído pelos portugueses no século XVI. Jantar. Alojamento no Hotel Downtown Rotana 5* ou similar.
Manama, Bahrain (créditos: Shutterstock Inc.)
Início das visitas pela Mesquita Al-Fateh, uma das maiores mesquitas do mundo e principal lugar de culto de Bahrain, com capacidade para 7.000 pessoas. Construída em honra do fundador da moderna Bahrain, Sheik Ahmed Bin Muhammad Bin Khalifa, é a maior mesquita da região (exterior). Continuação para a parte antiga da cidade, Al Muharraq e descoberta desta joia do passado do Bahrain. Almoço. Visita ao Museu Nacional do Bahrain, um edifício moderno em frente ao mar que alberga os cerca de 6.000 anos de História do país, percorrendo costumes e tradições, onde se evidencia a influência asiática e os artefactos arqueológicos da época Dilmun. Regresso ao hotel. Tempo livre no Manama Souk, o mercado típico da cidade. Jantar. Alojamento até à hora do transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada a Portugal. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO: 6.495€
SUPLEMENTO Quarto individual: 1.300€
SINAL: 1.950€
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Jeddah e Bahrain / Porto ou Lisboa, em voo regular Turkish Airlines, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (90€*):
Porto – Istambul (duração aproximada 04h45)
OU
Lisboa – Istambul (duração aproximada 04h55)
Istambul – Jeddah (duração aproximada 03h50)
Bahrain – Istambul (duração aproximada 04h30)
Istambul – Porto (duração aproximada 04h55)
OU
Istambul – Lisboa (duração aproximada 05h05)
• Voo interno Há’il / Riyadh, com direito a uma peça de bagagem até 20 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (25€);
Há’il – Riyadh (duração aproximada 01h20)
• Circuito em autocarro de turismo;
• Viagem de comboio mencionada;
• Alojamento e pequeno-almoço em hotéis (inclui 2 noites de alojamento em acampamento no deserto);
• Pensão completa, desde o almoço do 2º dia ao jantar do 12º (11 almoços e 11 jantares);
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde Jeddah e até Manama;
• Guias locais falando Inglês durante as visitas mencionadas;
• Visitas e entradas em monumentos conforme mencionado no programa;
• Gratificações a guias e motoristas;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Visto Arábia Saudita (aprox. 115€) e Bahrain (aprox. 20€);
• Seguro Multiviagens PLUS.
* O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
• Bebidas às refeições;
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante:
– Até aos 75 dias antes da partida – 0
– De 74 a 45 dias antes da partida – 30% do custo total da viagem;
– De 44 a 30 dias antes da partida – 50% do custo total da viagem;
– De 29 a 15 dias antes da partida – 75% do custo total da viagem;
– De 14 a 0 dias antes da partida – 100% do custo total da viagem.
Salvaguardam-se as situações cobertas ao abrigo da nossa apólice de seguro de viagem no capítulo Cancelamento Antecipado.
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
• Obrigatório vistos e Passaporte com validade mínima de 6 meses após a data de regresso, cuja a cópia deverá enviar previamente para a agência.
*Chamada para a rede fixa nacional