- Início
- Catálogo de Viagens
- Viagens com Autores
- Circuitos à medida
- Sustentabilidade
- Brochuras
- Contactos
VIAGEM EM GRUPO
Tudo Incluído | 18 refeições
Esta é uma segunda incursão em território iraquiano, para os viajantes que já se aventuraram no primeiro circuito pelos ex-líbris deste destino singular e querem agora percorrer a enigmática Região Autónoma do Curdistão. Dotado de uma inegável beleza natural, pautada por paisagens montanhosas, lagos e quedas de água, o Curdistão é também conhecido pela amabilidade do seu povo, os Curdos, que já provaram uma resiliência e capacidade de reinvenção absolutamente ímpares. A modernidade das suas cidades é sem dúvida uma agradável surpresa, bem como uma mão cheia de sítios arqueológicos e lugares históricos com ampla importância para aquela região e para o mundo, muitos deles reconhecidos como Património da Humanidade pela UNESCO.
Palavras serão sempre parcas para descrever a experiência única de visitar o Curdistão.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo com destino a Erbil, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada a Erbil, a capital do Curdistão, notável pelo seu dinamismo, e que abriga atualmente cerca de um milhão de habitantes. Emerge hoje como uma das cidades de crescimento mais acelerado no Iraque e no Médio Oriente. O seu processo de modernização e desenvolvimento é evidente, tornando-se uma capital regional em ascensão, destacando-se pelo seu padrão de limpeza e modernidade, inspirando outros locais no Iraque. Assistência nas formalidades de desembarque e transfer ao hotel. Distribuição dos quartos, check-in e tempo livre para descanso. Almoço. Saída em direção a Lalish, um santuário tão sagrado para os yazidis quanto Meca para os muçulmanos, ou Jerusalém para os judeus. Visita ao complexo no qual se destaca o templo venerado que abriga o túmulo do Sheik Adi inb Musafir, considerado o fundador da fé yazidi. Os pilares do yazidismo incluem a crença em um único Deus (“Kuda”, no idioma curdo), criador da Humanidade, enquanto os demais seres vivos foram criados pelo trabalho de sete anjos, liderados pelo angélico Malak Taus, representado na forma de um pavão. Assim, como os muçulmanos fazem a peregrinação a Meca, os yazidis fazem peregrinação a Lalish pelo menos uma vez na vida, sendo uma obrigação anual para aqueles que residem no Curdistão ou no Iraque. Dentro do complexo, os yazidis participam de uma tradição significativa, amarrando nós em lenços de seda pendurados em árvores e pilares. Cada cor representa um dos sete anjos, e cada nó simboliza uma prece. Acredita-se que desfazer o nó deixado por um peregrino anterior concede àquele que o desfaz todos os seus desejos. Regresso a Erbil. Jantar. Alojamento no Radisson Hotel & Residences Erbil ou similar.
Mesquita de Jalil Khayat, Erbil, capital do Curdistão iraquiano.
Saída de Erbil em direção ao sítio arqueológico de Hatra, passando pela “fronteira” entre a região autónoma do Curdistão e o próprio Iraque. Chegada a Hatra, “Cidade do Sol”, durante muito tempo o único local iraquiano declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Hatra tem uma disposição circular e o seu interior encontra-se repleto de edifícios em pedra outrora de uma beleza ímpar, que contrastam com as construções de adobe dos restantes sítios arqueológicos do Iraque. Apesar de não ser possível determinar a data de fundação, Hatra foi a capital do reino no século I. Hoje, é sem dúvida um local que impressiona pela sua imponência e arquitetura, fazendo desta visita um dos pontos altos em termos arqueológicos da nossa incursão em território iraquiano. Almoço tipo pic-nic. Continuação para Mossul, a antiga cidade de Ninive, citada na Bíblia. Jantar. Alojamento no Hotel The Baron ou similar.
Hatra
Dia de visitas a Mossul, também chamada a “Cidade dos Profetas”, devido ao número de túmulos de santos e profetas, bíblicos e islâmicos, que a cidade alberga ou albergou. Mossul rivaliza com a cidade de Baçorá, no extremo sul do país, como segunda maior cidade do Iraque. Local ocupado desde há oito mil anos, foi na sua origem um assentamento do império assírio na margem direita do Rio Tigre. A sua história é longa e tortuosa, tendo sido nos últimos anos palco de alguns dos mais terríveis confrontos bélicos. Foi, com graves consequências, capital do autoproclamado estado islâmico. É hoje uma cidade que encontrou a paz e assente em ajuda nacional e internacional, mas acima de tudo num povo resiliente e de sorriso fácil, o caminho para a reconstrução e a possibilidade de um futuro de esperança e progresso. Na nossa exploração da cidade – ainda com profundas marcas do conflito, daremos especial destaque a alguns dos quarteirões históricos, aqui chamados de mahala que encerram em si uma estrutura organizativa fantástica, dotados de um pequeno mercado, um hammam (banhos), mesquita e, surpreendentemente, uma igreja. Apesar da destruição deliberada por parte do estado islâmico, dos seus principais monumentos, em particular as majestosas mesquitas, visitaremos áreas já recuperadas ou ainda em recuperação com especial incidência nas igrejas de culto ortodoxo e mesquitas. Paralelemente, faremos uma incursão no grande mercado de Mossul, provavelmente, a par com o de Erbil, o maior da viagem. Aqui para além de especiarias, mercearia e toda uma panóplia de artigos do quotidiano local, descobriremos o sui geniris, mercado do peixe. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.
Saída de Mossul e regresso ao Curdistão Iraquiano até AlQosh, local de nascimento e sepulto do profeta Nahum, do antigo testamento. Aqui, entraremos na pequena aldeia para visitarmos o mosteiro local da Igreja Caldeia, uma das congregações de relevo presentes no Curdistão Iraquiano. Passagem ainda pela base da encosta onde se encontra o Mosteiro de Rabbad Hormizd, um dos mais importantes mosteiros da igreja caldeia, encravado na escarpa da montanha. Continuação para Duhok, cujo nome significa “pequena aldeia”, hoje a terceira cidade do Curdistão. Almoço. Duhok está encravada entre o vale e a Montanha Branca, a norte, e a montanha Grande Dakhan, a sul. É um local propício à agricultura, fruto da sua posição geográfica estratégica e do manancial de água gerado pelos seus dois pequenos rios. Apesar de todo o sofrimento causado pela campanha Anfal perpetrada por Saddam Hussein, é hoje uma cidade em franco desenvolvimento e crescimento. Visita à cidade com destaque para Azadi Panorama, um pequeno parque com belas vistas das montanhas envolventes da cidade e em que sobressaem duas estátuas que simbolizam o sofrimento e luta para a autodeterminação do povo curdo. Jantar e alojamento no Hotel DDK Duhok ou similar.
Mosteiro de Rabbad Hormizd
Saída por vales e montanhas em direção a Amedi. Pequena cidade, local com mais de quatro mil anos de ocupação, está numa localização privilegiada sobre um promontório rochoso, e surpreende-nos pelo seu enquadramento. Percorremos, a pé, o seu singelo centro, fotografando o casario e, desde o Mossul Gate, uma soberba vista sobre o vale. Almoço. Seguiremos pela região montanhosa até ao moderno Memorial do Genocídio Barzan, localizado no centro de uma das regiões mais afetadas pela exterminação dos curdos por parte de Saddam Hussein. Continuação para o nosso hotel, localizado entre o rio e as montanhas. Jantar e alojamento no Rubar Hotel & Resort ou similar.
Duhok
Nos arredores do hotel, descoberta das Grutas de Shanidar, uma das mais reverenciadas do mundo, da era dos neandertais e homo sapiens. Com uma ocupação que remonta a cem mil anos atrás, reveste-se, pelos achados arqueológicos, de dez esqueletos de uma importância crucial para a compreensão do passado da Humanidade. A gruta impressiona pelo seu tamanho e escala, é muito icónica na história dos neandertais e teve um papel fulcral em reformular o pensamento sobre o que estes faziam, como eram e do que eram capazes. A parte visitável é relativamente pequena, mas permitir-nos-á uma nova perspetiva deste importante período do desenvolvimento do ser humano como o conhecemos hoje. Almoço. Continuação para o Lago Dukan, com paragem nas singelas quedas de água de Geli Ali Bag. Chegada ao lago, local de grande beleza natural e ponto de encontro dos rios Tanjaro e Sirwan que aqui formam uma imensa albufeira resultado da construção de uma barragem de produção de energia hidroelétrica. Jantar. Alojamento no Hotel Ashur ou similar.
Lago Dukan
Visita a parte da albufeira, uma das estâncias balneares por excelência do Iraque em geral e do Curdistão em particular, permitindo o contacto com uma região completamente diferente das áreas visitadas até aqui. Dukan, é hoje local de diversos alojamentos turísticos e inclusive de casas de veraneio da população iraquiana. Almoço. Saída para Sulaymaniyah, a segunda cidade do Curdistão. É, culturalmente, a mais vibrante das cidades da região autónoma e, também, aquela onde a forma tradicional de vestir – uso do Sharwar, as típicas calças curdas, se vê ainda em maior número. É, igualmente, um importante centro comercial. A cidade é relativamente recente datando o século XVIII, mas a presença humana na região data de tempos imemoriais. Passagem pelo bazar de Sulaymaniyah. Jantar. Alojamento no Hotel Grand Millennium ou similar.
Visita ao Museu Amna Suraka, também conhecido como a “Casa Vermelha” ou “Museu do Genocídio”. O edifício foi usado como centro de detenção pelo regime de Saddam Hussein entre 1979 e 1991, estando agora preservado como memorial e museu da vida dos detidos e atrocidades aqui cometidas. Detém ainda uma ala dedicada à ocupação do território pelo estado islâmico, para uma melhor compreensão do passado recente desta região do globo. Almoço. Partida para a capital do Curdistão Iraquiano, a cidade de Erbil, sede do governo e poder da região autónoma curda. Hoje, as suas áreas modernas fazem-nos lembrar um Dubai na versão local, um tónico depois das privações de décadas. Jantar e alojamento no Radisson Hotel & Residences Erbil ou similar.
Inscrições coniformes sumérias sugerem que a cidade existiria já no terceiro milénio a.C., enquanto achados escritos sírios a colocam no segundo milénio a.C. Independentemente desta discrepância, facilmente se conclui a sua ancestralidade e potencial histórico. Neste último dia de descoberta do surpreendente Curdistão, visitaremos de forma calma e descontraída o centro histórico da cidade, com especial destaque para a cidadela de Erbil – declarada Património da UNESCO, que cobre a impressionante área de cerca de 100.000 m2. A sua construção circular, no cimo de um tel com vinte e seis metros de altura, dá-lhe de forma natural e óbvia um destaque ímpar no centro histórico da cidade. Tempo ainda para a praça Shar, mesmo em frente à cidadela, num plano inferior, o local ideal para a foto perfeita da porta sul da fortaleza, a mais emblemática. Esta moderna praça está embelezada com fontes, arcadas e ainda uma torre de relógio inspirada no londrino Big Ben! Ao lado, o coberto bazar Qyesariyeh, o maior da cidade, que fará as delícias das últimas compras da viagem. Para fechar o nosso ciclo de visitas, pararemos para uma foto na moderna mesquita de Jalil Khayat, construída num opulento estilo otomano, sendo hoje a maior mesquita de Erbil cobrindo uma área de mais de 15.000 m2 e os seus minaretes a rasgarem os céus até quarenta e oito metros de altura. Almoço entre visitas. Jantar e alojamento até à hora do transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Istambul. Resto de noite a bordo.
Chegada a Portugal. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO: 4.775€
SUPLEMENTO Quarto Individual: 600€
SINAL: 1.450€
O PREÇO INCLUI:
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Erbil / Porto ou Lisboa em voo regular Turkish Airlines, com direito a 30 kg de bagagem e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (95 €);
Porto – Istambul (duração aproximada 04h40)
OU
Lisboa – Istambul (duração aproximada 04h55)
Istambul – Erbil (duração aproximada 02h30)
Erbil – Istambul (duração aproximada 02h50)
Istambul – Porto (duração aproximada 04h55)
OU
Istambul – Lisboa (duração aproximada 05h05),
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Pensão completa, desde o almoço do 2º dia ao jantar do 10º dia (9 almoços e 9 jantares).
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos aeroportos de partida (Porto ou Lisboa);
• Guia local falando Inglês durante as visitas;
• Visitas e entradas conforme mencionado no programa;
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Visto de entrada no Iraque (aprox. 100€);
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições;
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante: Consulte aqui
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
Os preços acima apresentados destinam-se ao mercado nacional. Somente para cidadãos residentes em Portugal. Para o mercado internacional, por favor contacte-nos ou aos nossos representantes locais.
MERCADO BRASILEIRO
Mala & Cuia
Website: www.malaecuia.com.br
Telefone: (51) 32218666
Email: plv@malaecuia.com.br
• Preço da viagem sujeito a flutuações cambiais.
• Programa elaborado a 18 de setembro de 2024
• As autoridades iraquianas não permitem a entrada de viajantes com visto ou carimbo de Israel no passaporte. Caso tenha visitado Israel utilizando o seu passaporte atual, deverá obter um novo passaporte.
*Chamada para a rede fixa nacional