VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Gonçalo Cadilhe
6 refeições
Acompanhe o escritor viajante Gonçalo Cadilhe num itinerário pelos vestígios de uma das mais misteriosas civilizações desaparecidas do Mediterrâneo: os Etruscos. Desde os túmulos intactos e os museus mais importantes, às cidades que compunham a Confederação Etrusca e que ao longo dos séculos acompanharam o percurso da civilização itálica: Orvieto, Arezzo, Tarquinia, Pitigliano, Perugia, por entre algumas das paisagens mais bonitas de Itália.
A Arqueologia diz-nos que os Etruscos existiram entre o sexto e o segundo século antes de Cristo. É falso! Continuam lá, nas mesmas colinas, olivais, cidades estratégicas que dominavam as vias de comunicação entre o norte e o sul de Itália. Etrusco é o empregado de bar de Perugia, o sapateiro de Pitigliano, o revisor do comboio da Ferrovia Centrale Umbra. Etrusco era Piero della Francesca e Luca Signorelli, que inauguraram a pintura mais bonita do mundo. Etrusco é Roberto Benigni que filmou em Arezzo o filme mais bonito do cinema italiano. Etrusca é toda a terra que vamos atravessar, procurando não apenas os vestígios da Antiguidade, mas também a continuidade da Etrúria ao longo dos milénios.
Em autocarro próprio e a pé, pelos centros históricos livres de trânsito**, visitando algumas das principais cidades etruscas entre os rios Tibre e Arno, em paralelo com os sítios arqueológicos, com as necrópoles e com os museus etruscos, mas dando espaço na nossa agenda também à enogastronomia (com jantares elaborados cuidadosamente e escolhidos pelo Gonçalo), à arte do Renascimento, à contemplação da paisagem, ao convívio e à descoberta cultural, estaremos sete dias a viajar pelo espaço e pelo tempo para concluir que os Etruscos não só existiram na Antiguidade como também existem hoje, continuam lá.
PROGRAMA
Aproveitamos a tarde para iniciarmos a nossa descoberta da civilização etrusca com a visita ao mais importante museu arqueológico etrusco no mundo: o Museu de Villa Giulia, no centro de Roma. Visita com guia local. Jantar. Alojamento no Hotel Cicerone 4* ou similar.
De manhã, sairemos em direção à cidade de Orvieto, uma viagem que nos leva a uma antiga capital etrusca situada no cume de um monte inatacável. Visitaremos vários monumentos desta cidade que parece ter parado no tempo da Idade Média. Incontornável a visita à necrópole Crocifisso del Tufo, que proporciona uma agradável caminhada de 2 kms fora das muralhas da cidade. Também visitamos o mundialmente famoso “duomo” (catedral) de Orvieto, cuja imponente fachada é uma obra-prima do gótico e particularmente a capela do Juízo Universal de Luca Signorelli; ainda o desconcertante poço de San Patrizio e outros. Jantar. Alojamento no Hotel Aquila Bianca 4* ou similar.
Continuamos para Arezzo, uma fabulosa cidade cuja prosperidade se mantém constante desde a sua fundação etrusca. Benigni tornou-a famosa no cinema com o filme “A Vida é Bela”. Passeio pela cidade, visita aos vários monumentos. O centro histórico de Arezzo é um dos mais imponentes e serenos da Toscana e na Igreja de S. Francisco encontramos um ponto máximo da História da arte que é o ciclo de frescos de Piero della Francesca “Legenda della Vera Croce”. Embora pouco reste a nível de património em Arezzo que tenha origem etrusca, na realidade tudo tem a ver com os etruscos pois quem são os actuais habitantes de Arezzo se não os etruscos actuais? Jantar. Alojamento no Hotel Continentale 4* ou similar.
Pela manhã, sairemos em direção a Perugia, percorrendo o vale do rio Tibre, berço da cultura etrusca. Chegada a Perugia, a pérola da Umbria e antiga capital etrusca. Passearemos pela cidade em busca destes vestígios não ignorando todos os outros monumentos, praças, vielas e miradouros de Perugia. Jantar. Alojamento no Hotel Sangallo Palace 4* ou similar.
Passamos o dia de hoje a viajar pelos campos da Toscana, incluindo o Val d’Orcia, supra-sumo dessa paisagem que ficou bem retratada no filme “O Paciente Inglês”. Pouco mudou nestas colinas desde a Etrúria, como o demonstram as termas de origem etrusca de Bagno Vignoni, que visitaremos. Jantar. Regressamos ao fim do dia a Perugia, ao mesmo hotel.
Passamos o dia a viajar pela região dos montes Volsini, território etrusco e actual linha de fronteira entre a Toscana, a Umbria e o Lazio, e visitamos duas cidadezinhas encantadoras e totalmente etruscas, Pitigliano e Sovana, com a sua célebre necrópole. Chegando a Viterbo, também ela de origem etrusca, passeamos pelo quarteirão medieval. Jantar. Alojamento no Hotel Best Western Viterbo 4* ou similar.
Visitamos o imponente complexo do Palácio dos Papas e adjacente Catedral, ligado à figura do único papa português da História, Pedro Hispano. Seguimos para Tarquinia, cidade antiquíssima com extraordinários vestígios da civilização etrusca. Depois de visitarmos a necrópole dei Monterozzi, sítio UNESCO, passearemos pelo quarteirão medieval e encerramos com chave de ouro a nossa viagem pela Etrúria no Museu de Tarquinia, com os seus sarcófagos e cavalos alados de fama mundial. Fim da viagem.
Fotografias gentilmente cedidas pelo autor Gonçalo Cadilhe.
*Chamada para a rede fixa nacional