VIAGEM EM GRUPO
Tudo incluído | 24 Refeições
Neste viagem em grupo pelo Paquistão, testemunharemos a imensidão e diversidade do país. Desde a capital
federal Islamabad, seguiremos viagem por inúmeras maravilhas naturais e históricas, incluindo
algumas das mais altas montanhas do mundo, lagos cristalinos, parques naturais recheados de
espécies protegidas, cidades enigmáticas e bazares vibrantes, até chegarmos a Lahore, a chamada
“capital cultural”, detentora de monumentos únicos. Não perca esta oportunidade única de
conhecer um destino tão distante das rotas turísticas convencionais, mas com tanto para oferecer a
quem deseja ver o que ainda muito poucos viram.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Comparência no aeroporto escolhido para embarque no voo com destino a Islamabad, via Istambul. Noite a bordo.
Chegada à capital federal do Paquistão. Designada como capital desde 1963, substituindo Karachi, a cidade destaca-se pela sua infraestrutura moderna e áreas verdes. A cidade é reconhecida pelo alto padrão de vida, segurança e limpeza. Transfer ao hotel para descanso. Almoço. Início das visitas, com destaque para a Mesquita Faisal, o Parque Shakar Parian com o seu jardim de rosas e jasmim, o Monumento do Paquistão e o miradouro Daman-e-Koh. Jantar no restaurante Monal, no topo das colinas de Margalla, de onde teremos uma vista incrível sobre Islamabad e Rawalpindi. Alojamento no Hotel Serena 5* ou similar.
Monumento do Paquistão, Islamabad
Em horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto de Islamabad para embarque em voo com destino a Skardu, rodeada pela espetacular cordilheira do Karakoram e pelo rio Indo. Início das visitas, com destaque para o Bazar de Skardu, um animado centro comercial que oferece uma variedade de produtos locais, desde artesanato até especiarias. Continuação para a Rocha do Buda Manthal, uma enorme rocha de granito com uma escultura em relevo de Buda, que remonta ao século VIII. Saída em direção a Shigar, com uma breve paragem no Lago de Sadparam para apreciar a beleza deslumbrante das águas cristalinas e o cenário montanhoso circundante. Chegada a Shigar, localizada na margem do rio Shigar, habitada quase exclusivamente pelo povo Balti, de ascendência tibetana. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento no Hotel Serena Shigar Fort 4 * ou similar.
Saída em direção a Khaplu, localizada ao longo do rio Shyok, é conhecida pela sua beleza cênica e importância histórica. Khaplu serve como porta de entrada para algumas das montanhas mais altas do mundo, incluindo a Cordilheira do Karakoram e a famosa região de Concordia. Panorâmica pela cidade com destaque para o Khaplu Palace, um antigo palácio convertido em hotel. Este palácio histórico foi construído no século XIX e foi outrora a residência do Raja de Khaplu. Posteriormente, foi restaurado e convertido num hotel que oferece a oportunidade de vivenciar a arquitetura tradicional da região e a sua rica herança cultural. Além disso, o hotel está situado numa localização estratégica, proporcionando vistas deslumbrantes das montanhas circundantes. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento no Hotel Serena Khaplu Palace 4* ou similar.
Partida em direção aos Lagos Kachura, um belo lago localizado no vale de Skardu. Este lago é conhecido pela água cristalina e cenário deslumbrante, cercado por montanhas imponentes. Existem dois lagos principais conhecidos como Lago Kachura Superior (Lago Kachura I) e Lago Kachura Inferior (Lago Kachura II). O Lago Kachura Superior é considerado o mais pitoresco dos dois, com águas azul-turquesa refletindo as montanhas circundantes. O Lago Kachura Inferior é menos visitado, proporcionando uma experiência mais tranquila e isolada. A paisagem ao redor destes lagos é caracterizada por montanhas imponentes, vales e uma atmosfera pacífica, tornando-os locais ideais para relaxar e apreciar a natureza. Almoço entre visitas. Continuação para Skardu. Jantar. Alojamento Hotel Shangri La Resort 4* ou similar.
Lagos Kachura Superior
Saída da região do Baltistão em direção a Gilgit, situada ao longo do Rio Gilgit, que flui através do vale do rio Hunza, e é cercada por montanhas espetaculares, incluindo as cordilheiras do Karakoram e do Himalaia. Almoço. Panorâmica à cidade com destaque para o Bazar de Gilgit, o animado centro comercial da cidade. Este local movimentado é vital para a vida quotidiana, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde alimentos frescos até artesanato local e roupas. Além de ser um centro de comércio, o bazar é um reflexo da rica cultura da região, proporcionando uma experiência vibrante e colorida a quem o visita. Visita à escultura de Budha de Kargah, uma antiga escultura budista esculpida na rocha. Datada dos séculos VII ou VIII, a escultura testemunha a presença do budismo na região antes da disseminação do Islão. Esta obra artística intricada e significativa é esculpida diretamente na rocha, destacando-se pela sua grande dimensão e detalhes. Continuação para a Ponte Suspensa, construída com cabos suspensos para permitir a travessia do rio de uma margem para a outra. Jantar. Alojamento no Hotel Serena 4* ou similar.
Saída em direção a Karimabad pela famosa autoestrada de Karakoram-Hunza, podendo acompanhar durante o percurso as deslumbrantes paisagens de montanhas altas, primeiro os Himalaias e mais tarde a cordilheira de Karakoram. Paragem na aldeia de Minapin para almoço. Chegada a Karimabad, a principal cidade do vale de Hunza. Esta região montanhosa foi um estado semiautónomo até há pouco tempo, estando agora totalmente unificado com o Paquistão, tendo a dinastia governante de Hunza durado mais de 600 anos. Jantar. Alojamento no Hotel Darbar 3* ou similar.
Início das visitas à cidade com destaque para o Forte de Baltit, que durante muitos anos serviu de sede administrativa e de residência dos antigos governantes de Hunza. Atualmente, funciona como um museu com uma coleção de artefactos e instrumentos musicais. Visita à Aldeia de Ganish, uma aldeia histórica conhecida pela sua arquitetura antiga e património cultural, destacando-se pelo Forte de Ganish, que proporciona vistas panorâmicas do Vale de Hunza e das montanhas circundantes. A aldeia é famosa pelas suas casas tradicionais, em pedra e madeira, algumas com mais de um século de existência. Ganish preserva as tradições culturais dos seus habitantes, o povo Burusho. A área é conhecida pelas suas paisagens pitorescas, incluindo campos em socalcos e o rio Hunza. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.
Saída em direção a Sost para seguirmos para o topo de Khunjerab (fronteira do Paquistão e da China), o posto fronteiriço mais alto do mundo, a 4.693 metros de altitude. O sinal vermelho anuncia “China à direita” e o sinal verde anuncia “Paquistão à esquerda”. A paisagem é muito diferente de um lado e do outro: a água do lado paquistanês corre para o Oceano Índico e do lado chinês é engolida pelo rio Taklimakan que significa literalmente “Se entrares, não sais”. Próximo à passagem de Khunjerab, visita ao Parque Nacional de Khunjerab, uma área protegida que abrange uma variedade de ecossistemas de alta montanha e é lar de diversas espécies de fauna e flora. Continuação para o Lago Attabd, de água doce. A sua origem é única e interessante, resultando de um deslizamento de terra ocorrido em janeiro de 2010. Neste deslizamento, uma grande quantidade de terra e rochas bloqueou o rio Hunza, formando uma barreira natural. O bloqueio do rio resultou na criação deste lago, que se estendeu por vários quilômetros. O lago é notável por sua cor azul-turquesa vibrante, que é atribuída à presença de sedimentos minerais na água. Regresso a Karimabad. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.
Khunjerab (fronteira do Paquistão e da China), o posto fronteiriço mais alto do mundo.
Partida em direção ao Vale de Nagar, oposto ao Vale de Hunza. Este vale abriga a vila de Nagar, destacada por sua arquitetura tradicional, e a antiga Fortaleza de Nagar. Entre as atrações naturais estão o Lago Hopper, um lago glacial deslumbrante, e a desafiadora Passagem de Hispar, uma estrada que conecta os dois vales. A região é habitada principalmente pelo povo Burusho, que compartilha semelhanças culturais com as comunidades em Hunza. Continuação para Gilgit. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento no Hotel Serena 5* ou similar.
Em horário a combinar localmente, transfer ao aeroporto de Gilgit para embarque em voo com destino a Islamabad. Continuação em direção a Lahore. Almoço. Panorâmica à cidade com destaque para a Câmara Municipal, construída no final do século XIX durante o domínio britânico, Casa do Governador e Estação de Correios. Jantar. Alojamento no Hotel Nishat 5* ou similar.
Início de visitas à cidade com destaque para o Museu Lahore, estabelecido em 1894. Abriga uma rica coleção de artefactos históricos, culturais e arqueológicos, e destaca-se pelas suas exposições que abrangem desde a pré-história até aos períodos hindu, budista e muçulmano. A coleção inclui esculturas, pinturas, moedas, manuscritos, armas e trajes. A secção dedicada à cultura Gandhara, influenciada pelos estilos grego e romano, é particularmente notável. Além disso, o museu exibe pinturas de artistas locais e internacionais. O edifício em si reflete uma arquitetura interessante, misturando elementos indo-sarracenos e mouriscos. Continuação para a Mesquita Badshahi, uma das maiores mesquitas do mundo, construída durante o reinado do imperador mogol Aurangzeb no século XVII. Projetada pelo arquiteto Ustad Ahmad Lahori, a mesquita destaca-se por sua arquitetura mogol impressionante, caracterizada por detalhes elaborados, abóbadas, minaretes altos e uma imponente cúpula central. Visita ao Forte de Lahore, também conhecido como Shahi Qila, notável pela sua arquitetura mogol, o forte possui paredes maciças, torres, portões ornamentados e pátios exuberantes. Destacam-se o Portão Alamgiri e o Jardim Shish Mahal, conhecido pelo Palácio dos Espelhos. O forte faz parte do Complexo do Forte de Lahore e Shalamar Gardens, um Património da Humanidade da UNESCO, desde 1981. Ao final da tarde, iremos assistir à cerimónia de arriar as bandeiras na fronteira de Wagah, uma prática militar diária que as forças de segurança de segurança da Índia e do Paquistão têm seguido conjuntamente desde 1959. A cerimónia começa com um desfile ruidoso dos soldados de ambos os lados, bem como os gritos de orgulho dos cidadãos indianos e paquistaneses que apoiam os seus países e termina com o arriar, perfeitamente, coordenado das duas bandeiras das duas nações. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.
Mesquita de Wazir Khan, Lahore
Continuação das visitas em Lahore, com destaque para a Mesquita de Wazir Khan, cuja construção teve lugar entre 1634-1642, por ordem de Shah Jahan, e para Shahi Hammam, um banho de estilo persa construído durante o reinado do mesmo imperador. Almoço. De tarde, dedicar-nos-emos a um conjunto de monumentos inscritos na Lista Indicativa da UNESCO: o Shahdara Bagh (jardim) onde se encontra o túmulo do Imperador Jahangir, o túmulo de Asif Khan, seu cunhado e ministro, e o túmulo de Nur Jahan (1577-1645), a poderosa mulher de Jahangir e irmã de Asif Khan. Jantar. Alojamento até à hora do transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Istambul. Resto da noite a bordo.
Chegada a Portugal. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO: 4.875€
SUPLEMENTO Quarto Individual: 900€
SINAL: 1.450€
O PREÇO INCLUI:
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Islamabad e Lahore / Porto ou Lisboa em voo regular Turkish Airlines, com direito a 30kg de bagagem e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (115 €):
Porto – Istambul (duração aproximada 04h35)
OU
Lisboa – Istambul (duração aproximada 04h55)
Istambul – Islamabad (duração aproximada 05h30)
Lahore – Istambul (duração aproximada 06h35)
Istambul – Porto (duração aproximada 05h05)
OU
Istambul – Lisboa (duração aproximada 05h00);
• Voos internos em classe económica Islamabad / Skardu e Gilgit / Islamabad com direito a 20 kg de bagagem e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (40 €):
Islamabad – Skardu (duração aproximada 01h00)
Gilgit – Islamabad (duração aproximada 01h05)
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Pensão completa, desde o almoço do 2º dia ao jantar do 13º (12 almoços e 12 jantares);
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos aeroportos de partida (Porto ou Lisboa);
• Guia local falando Inglês durante as visitas, desde Islamabad e até Lahore;
• Visitas e entradas conforme mencionadas no programa;
• Visto de entrada no Paquistão (42 usd);
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
*O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições;
• Opcionais, extras de carácter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante:
– Até aos 75 dias antes da partida – 0
– De 74 a 45 dias antes da partida – 30% do custo total da viagem;
– De 44 a 30 dias antes da partida – 50% do custo total da viagem;
– De 29 a 15 dias antes da partida – 75% do custo total da viagem;
– De 14 a 0 dias antes da partida – 100% do custo total da viagem.
Salvaguardam-se as situações cobertas ao abrigo da nossa apólice de seguro de viagem no capítulo Cancelamento Antecipado.
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
• Preço da viagem sujeito a flutuações cambiais.
• Programa elaborado a 28 de novembro de 2024
*Chamada para a rede fixa nacional